Notícia

Jornal da Unesp online

Editora destaca docentes de Araraquara

Publicado em 14 dezembro 2006

Docentes do Instituto de Química (IQ), campus de Araraquara, Elson Longo e José Arana Varela receberam o Prêmio Scopus 2006, na área de Engenharia, no dia 9 de novembro, em Brasília (DF). A láurea, que contempla a cada ano 15 pesquisadores brasileiros com produção de excelência, é uma iniciativa da Elsevier Brasil. A produção deve constar na Base de Dados Scopus da Elsevier, que reúne a mais ampla relação de resumos e referências científicas do mercado, inclusive com acesso a todas as instituições participantes do Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Os critérios para a premiação foram o número de artigos publicados, citações recebidas e orientados na área de conhecimento. A cerimônia ocorreu num jantar com a presença de várias autoridades federais, em que também houve uma homenagem à Capes pelos 55 anos de serviços prestados aos pesquisadores brasileiros. Presente em diversos países, o grupo Elsevier é especializado em publicações nas áreas de Medicina, Ciência e Tecnologia.

Perfil de Longo
Elson Longo, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1A, é docente em atividade no IQ e professor emérito e titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou mais de 300 artigos em revistas internacionais, possui 17 pedidos de privilégios de patentes e gerou mais de 460 trabalhos em congressos nos últimos 13 anos.
Com os governos federal e estadual, desenvolveu cerca de 40 projetos e convênios. No setor privado, somente com a Companhia Siderúrgica Nacional, já assinou mais de 42 projetos. Orientou e co-orientou 54 teses e dissertações e recebeu 17 prêmios e menções honrosas.
Atualmente, é diretor do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), voltado para o desenvolvimento de pesquisa básica e tecnológica, ensino e transferência de tecnologia ao setor privado. Financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o Centro reúne especialistas da UNESP, USP-São Carlos e UFSCar. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), Longo é membro da Academia Internacional de Cerâmica (World Academy of Ceramics).

Perfil de Varela
José Arana Varela, atual pró-reitor de Pesquisa da UNESP, é professor titular do IQ e doutor em Ciência de Materiais pela Universidade de Washington (USA). É membro do Conselho Superior da Fapesp e do Conselho de Tecnologia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1A.
Também é membro da Academia Internacional de Cerâmica, Sociedade Norte-americana de Cerâmica e do corpo editorial da publicação Ceramics Internacional, desde 1985. É coordenador de Inovação Tecnológica do Cepid (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, da Fapesp) e do CMDMC.
Publicou mais de 310 artigos em periódicos de circulação internacional. Possui 12 pedidos de privilégios de patente e gerou mais de 420 trabalhos para congressos nos últimos dez anos.
Desenvolveu 41 projetos e convênios com os governos federal e estadual e também com empresas. Orientou e co-orientou 45 teses e dissertações. Recebeu 16 prêmios e menções honrosas. Assim como Longo, mantém intercâmbio com Espanha, França, EUA e Itália.