Notícia

Paraíba

Editora da Universidade Estadual da Paraíba adere à Rede SciELO Livros

Publicado em 16 setembro 2012

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba - Eduepb, juntamente com a Editora da Universidade Estadual de Londrina - Eduel - e a Editora da Universidade Federal de São Carlos - EdUFSCar - passam a fazer parte da rede SciELO Livros.

A rede indexa e publica coleções online de livros acadêmicos e foi aprovado pelo comitê científico do SciELO Livros durante reunião realizada em julho de 2012. O objetivo da participação é de ampliar a visibilidade da Eduepb no cenário nacional.

Caçado há cinco meses pelo consórcio formado pelas editoras da UNESP, da UFBA e da FIOCRUZ e Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU, a Rede SciELO Livros ampliou para seis o número de editoras universitárias brasileiras que a integram.

Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações .

Os livros indexados pelo SciELO são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e computadores em geral. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços de referência internacional. As coleções das editoras incluem livros em acesso aberto e livros comercializados.

O SciELO Livros é parte do Programa SciELO da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp - e o seu desenvolvimento se realiza em pareceria com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

A Rede SciELO Livros interopera e compartilha objetivos, recursos, metodologias e tecnologias com a Rede SciELO de periódicos científicos de modo a contribuir com o desenvolvimento da comunicação científica em ambos meios de publicação.

Fonte: Da Redação