Expandir o conhecimento sobre doenças raras e sobre deficiência intelectual, bem como aprimorar políticas públicas direcionadas a pessoas com essas condições. Esses são os objetivos de uma chamada de propostas lançada na terça-feira (12/07) pela FAPESP e pelo Instituto Jô Clemente (IJC), antiga Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo.
O edital estabelece duas frentes para a elaboração das propostas. Uma delas está ligada ao desenvolvimento de produtos ou processos inovadores que possam subsidiar políticas públicas baseadas em evidências voltadas às pessoas com deficiência intelectual no Estado de São Paulo. Os projetos devem buscar soluções técnico-científicas que ofereçam um panorama das condições de saúde, educação, assistência social, vulnerabilidade social e garantias de direitos para essa população, por meio de levantamentos epidemiológicos, coleta de dados primários e diagnósticos.
A segunda frente envolve pesquisas sobre doenças lisossomais – grupo que abrange mais de 70 doenças raras e que faz parte dos chamados erros inatos do metabolismo (EIM).
Mas detalhes: https://agencia.fapesp.br/edital-vai-apoiar-pesquisas-sobre-doencas-raras-e-deficiencia-intelectual/39120/