O concurso Olhares do Brasil selecionará 17 artes para compor o VII Relatório Luz, que analisa a execução dos ODS propostos pela ONU
Por Julia Bonin
O edital Olhares do Brasil tem como objetivo selecionar 17 obras de artistas brasileiros para ilustrar as páginas do VII Relatório Luz, que será lançado em 2023, uma realização do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030. O concurso é uma oportunidade de colaborar com arte e ativismo para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. As inscrições podem ser feitas até 6 de novembro através do site
O Relatório Luz é um documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 , que analisa a implementação dos ODS no Brasil. São coletados dados oficiais, os quais são divididos de acordo com cada um dos 17 ODS e associados no relatório que aponta o que ainda precisa ser feito para atingir as metas globais estabelecidas.
Podem inscrever-se no concurso Olhares do Brasil artistas brasileiros, independente da idade, localidade, raça, gênero e crença. As artes submetidas devem ilustrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Não há restrição de técnicas e linguagens artísticas, mas elas precisam adequar-se ao formato de divulgação – página A4 na vertical para impressão. Cada artista pode enviar apenas um trabalho.
A divulgação das obras e artistas selecionados será feita no dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos . O trabalho definido será lançado nacional e internacionalmente no Relatório Luz de 2023, divulgado nos canais de comunicação, nos blogs do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) e do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030. O artista escolhido receberá gratificação simbólica no valor de 500 reais e um relatório impresso, além de ser divulgado na imprensa nacional.
O programa de rádio Brasil ODS , realizado pelo Observatório do Terceiro Setor em colaboração com a FAPESP, busca analisar temas relacionados à execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Semanalmente na Rádio Brasil Atual, os apresentadores Joel Scala e Franklin Valverde debatem assuntos pertinentes com especialistas na área.
Os temas da programação são alinhados à Agenda 2030, a partir do portfólio de programas e de projetos da a FAPESP que apoiam cada um dos 17 ODS; o objetivo de facilitar o acesso às pesquisas relacionadas e subsidiar políticas públicas nas diferentes áreas. No site ( https://ods.fapesp.br/ ) é possível acessar o conjunto de programas, iniciativas e projetos apoiados pela Fundação; todos são articulados com os ODS e a Agenda 2030.