Notícia

Protec - Pró-Inovação Tecnológica

Edital promove parceria entre projetos de pesquisadores nacionais e internacionais

Publicado em 02 agosto 2016

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou o terceiro edital de 2016 do programa São Paulo Researchers in International Collaboration (Sprint), com aporte de US$ 10 mil por ano para projetos de até dois anos de duração. O objetivo é promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do estado de São Paulo com parceiros no exterior, para avançarem em projetos de médio e longo prazo. As propostas serão recebidas até 31 de outubro.

A chamada poderá receber propostas de pesquisadores cujos parceiros sejam vinculados a instituições com as quais a Fapesp não possui acordo vigente. Nesse caso, o responsável deve apresentar à fundação, além da documentação referente à proposta de pesquisa, a comprovação da disponibilidade de recursos de contrapartida.

Podem submeter propostas os pesquisadores responsáveis por auxílios da Fapesp vigentes nas modalidades auxílio à pesquisa regular, projeto temático ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite).

A Fapesp aprovará apenas as propostas para as quais a contrapartida demonstrada seja aplicável de maneira compatível com os objetivos do programa Sprint. Para propostas relacionadas com auxílios Pite vigentes, o pesquisador responsável deve apresentar um termo de anuência da empresa que cofinancie o projeto. Será aceita apenas a submissão de uma proposta por pesquisador e por projeto de pesquisa vigente.

(Fonte: Agência Gestão CT&I – 01/08/2016)