Notícia

UFPE

Edital para a área de materiais será lançado em junho

Publicado em 03 abril 2006

Do site do CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançará, a partir de junho deste ano, chamada pública para projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Colaboração Interamericana em Materiais (CIAM). Será a terceira chamada de propostas de trabalhos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Ciência dos Materiais desenvolvidos em colaboração científica entre pesquisadores da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Jamaica, e Trinidad & Tobago.
Serão priorizados nessa chamada os projetos de caráter multilateral que envolvam pesquisadores de no mínimo três países, sendo um deles o Brasil, e, pelo menos, mais um país latino-americano. Os primeiros projetos tiveram início em 2003 e uma segunda rodada de colaborações está sendo apoiada desde 2005.
Os pesquisadores brasileiros, interessados em participar do Ciam, deverão submeter suas propostas diretamente ao CNPq, seguindo as normas estabelecidas no Edital a ser lançado. Os parceiros estrangeiros deverão apresentar os projetos às instituições financiadoras participantes do Programa Ciam em seus respectivos países. Cada instituição financiadora será responsável pelos custos de mobilidade de seus pesquisadores (passagens e diárias).
A partir deste ano, o Programa Ciam passa a contar também com a participação da FAPESP, que financiará propostas aprovadas no edital cujos proponentes sejam coordenadores de Projetos Temáticos apoiados por aquela Fundação.

Mais informações
Coordenação de Cooperação Bilateral da Assessoria de Cooperação Internacional do CNPq
cocbi@cnpq.br
Fonte: CNPq