Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Edital oferece R$ 435 milhões para criação de institutos de ciência e tecnologia

Publicado em 07 agosto 2008

O projeto de criação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia receberá R$ 435 milhões, em três anos. O edital foi lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do CNPq, em parceria com a Capes, a Finep, a Fapesp, a Fapemig e a Faperj.

A expectativa é instalar cerca de 60 institutos que atuarão de forma multicêntrica, sob coordenação de uma instituição-sede com competência em determinada área de pesquisa. O número de institutos e as verbas a serem aplicadas poderão crescer com a adesão de outras entidades de governo e de empresas privadas.

A iniciativa tem o objetivo de financiar programas de pesquisa, e cada instituto deverá trabalhar com metas qualitativas e quantitativas relativas a pesquisa, formação de recursos humanos, e transferência de conhecimentos.

Metade dos recursos será destinada a projetos de 19 áreas consideradas estratégicas, como nanotecnologia, biotecnologia, fontes renováveis de energia, mudanças climáticas e inclusão social.

As propostas para formação dos institutos deverão ser apresentadas por pesquisadores de reconhecida competência em suas áreas de atuação, nos âmbitos nacional e internacional. As propostas, sob a forma de projetos, deverão ser encaminhadas ao CNPq até o dia 18 de setembro, exclusivamente pela internet. Os resultados serão divulgados em 17 de novembro, e a contratação de projetos, em 5 de dezembro.

Outras informações estão no site do CNPq.

(Com Agência Fapesp)