Notícia

Gestão C&T

Edital financiará pequenas empresas que tenham projetos inovadores e comercialmente promissores

Publicado em 05 julho 2007

No último dia 2, foi lançado, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Imprimatur Capital, chamada de propostas para co-financiar oportunidades de negócios inovadoras, com bom desempenho comercial e social, e que atuem com o desenvolvimento científico e tecnológico em São Paulo.

A seleção é baseada no âmbito do programa Pappe-Pipe 3, realizado pela Fapesp, Imprimatur e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ela busca oferecer apoio a pequenas empresas enquadradas no programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe) e que tenham apresentado corretamente o relatório do primeiro ano das atividades produzidas. A regularidade quanto a este relatório é fator determinante para a elegibilidade da empresa candidata.

É importante que as candidatas tenham projetos com ações que busquem o aumento da escala de protótipos para nível de produção, a qualidade técnica em consonância com as expectativas internas e externas de mercado, e a melhora do tempo de produção e competitividade. As propostas devem ter duração máxima de 24 meses.

Outro ponto que deve ser visto com atenção é quanto à proposição do orçamento do projeto. Cada item deve ser individualmente detalhado e o somatório dos valores deve ser de, no máximo, R$ 500 mil. As categorias de despesas que podem constar no orçamento são material permanente, materiais de consumo e serviços de terceiros. O financiamento poderá ser de três tipos: apenas com recursos da Fapesp; com recursos da Fapesp juntamente com os da Imprimatur; e, por último,  com verba exclusiva da Imprimatur. O valor total disponibilizado para esta chamada é de R$ 12 milhões, sendo 25% da FAP de São Paulo, 25% da Finep e 50% da Imprimatur.

Para apresentar a proposta, o candidato deve enviar, além de vários outros documentos, duas versões impressas do projeto, uma em inglês e outra em português, junto com um arquivo em PDF da íntegra da proposta.

O julgamento será comparativo. Serão levados em conta o atual estágio de desenvolvimento da nova tecnologia, a qualidade do projeto e a descrição da estratégia de comercialização que será utilizada.

A Imprimatur Capital é uma empresa internacional focada na comercialização de oportunidades, respaldadas em propriedade intelectual, que tenham boas chances de crescimento. Essas oportunidades são, preferencialmente, de universidades e centros de pesquisa.

O prazo para envio das propostas é o dia 15 de agosto. A íntegra do edital, com todas as informações sobre a documentação, pode ser vista neste link.

Mais informações, no site www.fapesp.br ou pelo telefone (11) 3838-4000.