Pesquisadores participaram na sexta-feira (08), na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, de julgamento do Edital 18/2018 – Pesquisa Colaborativa Facepe-Fapesp, com a participação e apoio da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). O presidente da Fapesq, Roberto Germano, observou que essa ação é mais uma atividade fruto de acordo firmado entre as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O referido edital é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp e visa incentivar a pesquisa colaborativa entre pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa dos estados de Pernambuco e São Paulo, permitindo assim a formação ou o fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre os estados.
Foram submetidas 18 propostas na área de Ciências Exatas e 34 na área de Ciências Biológicas. Por se tratar de um edital bipartite (Facepe/Fapesp), somente serão apoiados projetos que tenham sido aprovados por ambas as FAPs. De acordo com Marcelo Nazari Cordeiro, gestor de Programas em Ciência e Tecnologia da Facepe, o resultado das propostas selecionadas deverá sair até o final do mês.
A banca examinadora é formada pelos professores da UFPB Márcia Regina Piuvezam, Isac Almeida de Medeiros,
Edeltrudes de Oliveira Lima, Ieda Maria Garcia dos Santos e Cláudio Benedito Silva Furtado.
Fonte: Ascom Fapesq.