Notícia

Diário do Comércio (MG)

Edital conjunto aprova projeto

Publicado em 20 abril 2009

Já é possível conhecer o resultado da segunda etapa do edital conjunto das Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e de São Paulo (Fapesp). Lançado no ano passado, o edital prevê o financiamento de projetos de pesquisa sobre fontes, processos de produção, novas tecnologias e certificação do etanol.

Dividido em duas etapas - cronogramas A e B -, o edital já aprovou dois projetos cooperativos entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Unicamp e a UFV e a USP. Agora, mais um projeto foi selecionado, desta vez uma cooperação entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O projeto, intitulado "Utilização do Etanol como Combustível: Ignição a Plasma e Motores Veiculares", receberá pouco mais de R$ 211 mil. Ao todo, seis propostas foram apresentadas, simultaneamente em Minas Gerais e em São Paulo, pelos pesquisadores de cada Estado. Para receber os recursos, as propostas deveriam ser aprovadas pelas duas FAPs.

"Essa é uma nova forma de atuação das Fundações de Amparo à Pesquisa. O trabalho em conjunto soma forças e contribui para acelerar o crescimento do país em áreas estratégicas", destaca o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges.

Com o edital, pretende-se gerar conhecimento, competências e alianças estratégicas, além de incentivar a difusão do conhecimento e a implementação de projetos inovadores.