Notícia

Esteta

Editais de interesse científico para docentes e servidores

Publicado em 21 agosto 2014

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) informa há editais abertos correspondentes a diferentes modalidades de interesse científico na Universidade, com abrangência em todos os segmentos docente e técnico-administrativo.

 

Confira:

 

Edital 02/2014 - Incentivo à Captação de Recursos

1. Introdução

A Universidade reconhece a importância da ambiência de pesquisa para criar condições adequadas para o inventar, o pesquisar e o inovar, bem como reconhecer competências e potencialidades para desenvolver pesquisas estratégicas, importantes no cenário nacional e internacional. Dentro deste contexto, procura premiar e incentivar docentes e pesquisadores que buscaram auxílios junto às agências de fomento governamentais (FAPESP, CNPq e CAPES).

 

2. Objetivo

Pretende-se implementar o Incentivo à Captação de Recursos com vista a estimular a comunidade científica da Unesp a considerar, como parte de suas atividades, o esforço permanente na captação de recursos em órgãos de fomento.

 

Edital 03/2014 - Incentivo à Capacitação do Corpo Técnico de Apoio a Pesquisa da Unesp

1. Introdução

A relevância do corpo técnico no alicerce das atividades de pesquisa corrobora para o sucesso da produtividade científica e melhoria da captação de recursos. Dentro deste contexto, há um forte interesse da PROPe em contribuir para a capacitação dos profissionais que atuam nos equipamentos de grande porte e corpo técnico especializado na gestão e fortalecimento da pesquisa visando melhorar o funcionamento dos mesmos e apoio aos projetos temáticos e multiusuários em vigência na Unesp.

 

2. Objetivo

O Programa visa dar subsídios aos grupos de pesquisa da UNESP contribuindo para a capacitação do corpo técnico envolvido na operação de equipamentos de grande porte e aqueles especializados na gestão e fortalecimento da pesquisa nas Unidades Universitárias, Campi Experimentais ou Unidades Complementares visando otimização do uso dos mesmos.

 

Edital 04/2014 - Recém Doutor

1 - Introdução

Dados estatísticos indicam que, ao término do doutorado, muitos jovens talentosos tem um interstício para redação e avaliação do projeto de pesquisa de pós-doutorado a ser financiado por agência de fomento. Assim, o programa visa manter, temporariamente, esse recém doutor nos grupos de pesquisa da UNESP com vistas a contribuir para a divulgação da pesquisa desenvolvida e início imediato do mesmo no Programa de Pós-Doutorado.

 

2 - Objetivo

O Programa Recém Doutor da PROPe/UNESP tem como objetivo incentivar recém doutores altamente qualificados, titulados num dos programas de Pós-Graduação da UNESP, a continuarem o desenvolvimento de pesquisas de interesse do grupo de pesquisa onde se insere, em nível de Pós-doutorado.

 

Edital 11/2014 – PROINTER

1. Introdução

Aos pesquisadores interessa que os resultados de suas investigações sejam divulgados e submetidos ao julgamento de seus pares. Quanto mais ampla a exposição desses resultados, melhor, porque:

 

a) em muitos campos do conhecimento essa exposição é condição sine qua non à participação nos próprios processos de produção de ciência e tecnologia, conduzidos de forma cooperada e/ou mundializada;

 

b) uma vez comprovados, validados e citados, esses resultados fundamentam a reputação de seus autores. Formalmente, o meio adequado para a divulgação e a validação referidas é o periódico científico, seja ele impresso ou eletrônico, desde que cumpra a função de registro primário, confiável e autorizado da ciência certificada e que, além disso, ofereça facilidades de acesso.

 

2. Objetivos

Favorecer a publicação de Artigos Científicos e de Revisão, Notas Prévias, Capítulos de Livros e Relatos de Caso, resultantes de conhecimentos gerados na UNESP redigidos em língua estrangeira, em periódicos internacionais, indexados classificados em bases de dados relevantes na área do conhecimento ou livros de importância na área de conhecimento a que se destina a difusão. O programa tem por meta melhorar a qualificação dos trabalhos finalizados antes de serem submetidos à publicação e melhorar a inserção das mesmas em periódicos de alta relevância na área.

 

Mais informações: http://www.unesp.br/portal#!/prope/editais-prope/editais-abertos/

 

Portal Unesp