Notícia

FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Editais de apoio à CT&I recebe propostas de pesquisadores e professores do Amazonas

Publicado em 29 abril 2020

Pesquisadores e professores podem apresentar propostas para os seis editais e chamadas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apoia, por meio dos programas, a formação de recursos humanos, difusão e popularização da ciência, projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento socioambiental e que vão contribuir para a fixação de mestres e doutores no interior do Estado.   Acesse aqui os editais abertos da Fapeam. 

Lançados no mês de fevereiro, as propostas serão selecionadas nos seguintes editais:

1) Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I)- Edital N°002/2020,  inscrições até 30/04;

2) Programa Ciência na Escola (PCE)- Edital N° 001/2020, inscrições até  08/05;

3) Chamada Pública N° 01/2020  Fapesp-Fapeam, inscrições até  29/05;

4) Chamada Transnacional Conjunta  N° 001/2020 – Era-Net Cofund AquaticPollutants,  inscrições até 18/05;

5) Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação nas Fundações de Saúde (Pecti- AM/Saúde)-Edital N°004/2020 inscrições até  29/05;

6) Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter)- Edital N°003/2020,   recebe propostas até 29/05.

Vale destacar que o Painter é um programa inédito com objetivo de promover a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, por meio de indução em áreas estratégicas. Entre elas, a bioeconomia para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado, com a finalidade de aplicação de seus resultados no interior.

Outra novidade é o Fapesp-Fapeam, resultado de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que visa estimular a colaboração entre pesquisadores do Amazonas e de São Paulo. O programa vai financiar projetos colaborativos que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos dois estados e na Amazônia, voltados para três áreas temáticas: meio ambiente, desenvolvimento econômico e Amazonas e suas fronteiras.

Os critérios e requisitos para participar  estão especificados nos editais dos programas. Acesse aqui os editais abertos da Fapeam.