Notícia

Jornal da Unesp online

Edição especial da revista Pesquisa Fapesp destaca ciclo de palestras do Ano da Química

Publicado em 15 fevereiro 2012

Neste mês de fevereiro, a revista Pesquisa Fapesp, com tiragem de 40 mil exemplares e circulação nacional, será distribuída com um suplemento com dez reportagens sobre o Ciclo de Conferências - Ano Internacional da Química 2011. Promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pela Fapesp, o evento foi idealizado e coordenado por Vanderlan Bolzani, pesquisadora do Instituto de Química da Unesp (IQ), Câmpus de Araraquara, e vice-diretora executiva da Agência Unesp de Inovação (AUIN).

"O tema desse ciclo, 'Química: nossa vida, nosso futuro', foi pensado para discutir como essa área do conhecimento pode contribuir com soluções inteligentes e sustentáveis para os grandes desafios globais", diz Vanderlan, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Deliberativo do CNPq e ex-presidente da SBQ (2008-2010). "Também buscamos despertar o interesse dos jovens para a investigação científica e promover uma reflexão sobre a importância da química para a sustentabilidade do planeta".

Além de Vanderlan, representaram a Unesp no evento Arnaldo Alves Cardoso e Sidney de Lima Ribeiro, do IQ, e Silvia Regina Rogatto, da Faculdade de Medicina, Câmpus de Botucatu. De acordo com a coordenadora, o objetivo do ciclo foi gerar um compromisso de colocar a química como ciência central que permeia inúmeras atividades essenciais.

"Dada a sua diversidade, o evento, com 33 conferências, foi o mais debatido pela comunidade acadêmica e pelos alunos do ensino médio dos tantos encontros que foram realizados em 2011 para homenagear o Ano Internacional da Química", afirma Vanderlan.

Confira na íntegra a edição especial sobre o Ano Internacional da Química e a edição regular online da revista Pesquisa Fapesp de fevereiro.