Notícia

Jornal da Ciência online

Edição de 2020 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia recebe inscrições

Publicado em 26 agosto 2020

Por Agência Fapesp

Com o tema “Inteligência Artificial”, premiação inclui R$ 105 mil, certificados e publicação dos trabalhos em livro. Inscrições até 11 de setembro

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2020 tem como tema geral “Inteligência Artificial” e está com inscrições abertas até 11 de setembro.

O público-alvo inclui estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países-membros ou associados ao Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O prêmio, criado em 1998, é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul e dos organismos de ciência e tecnologia dos países-membros e associados ao Mercosul, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A premiação tem como objetivos reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países-membros e associados ao Mercosul; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação na região, e contribuir para o processo de integração regional entre os países-membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.

Há cinco categorias contempladas: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior. A premiação consiste em quantias em dinheiro para o primeiro lugar em cada categoria, num total de R$ 105 mil, além de certificados e publicação dos trabalhos premiados em livro.

O trabalho deverá abordar, direta ou indiretamente, uma ou mais das seguintes linhas temáticas: “Inteligência Artificial e Internet das Coisas”, “Inteligência Artificial e Saúde”, “Inteligência Artificial e Cidades”, “Inteligência Artificial e Indústria” e “Ética e Inteligência Artificial”.

Os interessados devem se inscrever pelo site do prêmio, preenchendo formulário e enviando currículo Lattes, cópia do documento de identidade e declaração oficial da instituição com aprovação para participação do trabalho, comprovando o vínculo institucional do candidato e professor orientador obrigatório nas categorias Iniciação Científica e opcional na categoria estudante universitário.

Mais informações em: www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct.

Agência Fapesp