Notícia

JC e-mail

Edição de 16 de agosto do Jornal da Ciência está disponível para download

Publicado em 19 agosto 2013

Que história é essa?

As críticas ao Projeto de Lei 4.699/12, que regulamenta a profissão de historiador, ganharam na última semana reforço de importantes instituições internacionais. Apontada como arbitrária e excludente, a proposta é também acusada de promover um monopólio corporativo. Os defensores das novas regras, no entanto, consideram as críticas injustas e propõem que as alterações sejam apresentadas depois de sua aprovação. (Página 4)

Formação básica deficitária em exatas afeta ensino de engenharia

Especialistas afirmam que as escolas de engenharia precisam mudar os rumos de seus projetos pedagógicos, que se deparam com questões como repetência e evasão. A má qualidade do ensino básico e a falta de investimentos na educação são alguns dos problemas apontados como responsáveis pelo fato de o país ter hoje poucos engenheiros formados, dos quais muitos não exercem a profissão. (Página 5)

Entrevista: Brito Cruz

O engenheiro e físico Carlos Henrique de Brito Cruz, ex-reitor da Unicamp e diretor científico da Fapesp, é um estudioso das políticas públicas de ciência e tecnologia. Em entrevista exclusiva para o Jornal da Ciência, ele analisa os avanços e desafios da ciência feita no Brasil, abordando, entre outros assuntos, o programa Ciência sem Fronteiras e o papel dos estados no financiamento e incentivo às pesquisas. (Páginas 6 e 7)

Gás de xisto preocupa SBPC e ABC

A SBPC e a Academia Brasileira de Ciências enviaram carta à presidente Dilma Rousseff, manifestando preocupação motivada por questões ambientais com o anúncio da Agência Nacional do Petróleo sobre a decisão de incluir o chamado "gás de xisto", obtido por fraturamento da rocha, na próxima licitação de campos de gás natural em bacias sedimentares brasileiras. (Página 2)

Brasília sedia último encontro preparatório para o FMC

Nos próximos dias 21 e 22, a capital federal sediará o sétimo e último Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência, que ocorre na Universidade de Brasília (UnB). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: fmc.cgee.org.br. (Página 3)

SBPC defende garantias civis no uso da internet

A SBPC encaminhou carta aos deputados federais em quepede a aprovação do marco civil da internet, mantendo-se as garantias civis, a neutralidade de rede e as medidas deresponsabilização dos provedores.Assinada pela presidente daSBPC, Helena Nader, a cartarejeita a proposta de incluir noprojeto de lei (PL 2126/11,apensado ao PL 5403/01) a previsão de franquia de dados para os planos de internet. (Página 5)

As 12 páginas estão disponíveis pelo link:

http://www.jornaldaciencia.org.br/impresso/JC743.pdf