Notícia

Plantão News (MT)

Edição 2018 do Avistar contará com debate de divulgação científica

Publicado em 16 maio 2018

Por Agência Fapesp

O Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar) chega à sua 13ª edição com diversas atividades, como palestras, oficinas, exposições, jogos para crianças e concurso literário. Promovido pelo Instituto Butantan e com apoio da Fapesp, a edição de 2018 do congresso acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio e se propõe a incentivar o contato com a natureza e as práticas de conservação ambiental, e sobretudo a comunicação da ciência para todos os públicos.

O Avistar 2018 terá algumas novidades, entre elas o “Conhecer – Encontro Brasileiro de Divulgação Científica”, que acontecerá no dia 19, a partir das 10 horas. Cerca de 140 influenciadores da ciência brasileira discutirão a divulgação científica, seus formatos e sua linguagem. O evento terá transmissão ao vivo no Youtube, pelo canal Dispersciência.

Estarão no "Conhecer", dentre outros nomes, Mayana Zatz, especialista em genética humana, que apresenta o programa Decodificando o DNA, na Rádio USP; Chico Camargo, pesquisador do Oxford Internet Institute (Inglaterra), que participa do quadro Top Models, do canal de Youtube BláBláLogia; Lito, mecânico de aeronaves e divulgador da aviação, do canal de Youtube Aviões e Músicas; e Flávio de Souza, ator do personagem Tíbio, do Castelo Rá-Tim-Bum, onde também atuou como roteirista.

A Fapesp também participará do “Conhecer” apresentando a revista Pesquisa Fapesp, com Bruno de Pierro, editor-assistente de Política Científica, e o programa de TV Ciência Aberta. O encontro terá uma primeira parte fechada ao público, a partir das 11 horas, com o formato de pequenas apresentações. A partir das 15 horas, o evento acontecerá em mesas ao ar livre, aberto ao público.

Além do encontro de divulgação científica, o Avistar terá mais de 100 palestras em quatro auditórios. “Como as serpentes se reproduzem?”, “Mastofauna e restauração”, “Aves marinhas e costeiras dos costões rochosos”, “Workshop para moderadores ebird brasil”, “Observação de abelhas indigenas”, “Espécies exóticas”, “Astrofotografia” e “Internet animal” serão alguns dos temas das palestras.

No dia 20, será realizada a premiação da mostra “Tattoo de Passarinho”, das 13 às 14 horas. O objetivo da mostra é difundir a cultura Birder e suas expressões artísticas. Os participantes apresentarão fotos de suas tatuagens e falarão sobre elas.

Ainda no dia 20, haverá a sétima edição da Oficina de Observação de Aves, um projeto de caráter itinerante que tem como objetivo incentivar a prática de observação da natureza e espécies nela inseridas. A Oficina contará com apresentações, jogos e dinâmicas de grupo. Cada atividade tem duração de no máximo 30 minutos.

A programação completa do congresso pode ser vista pela internet em formato pdf.

Avistar é um evento aberto ao público, sem necessidade de inscrição para visitar o evento, a feira, exposições e atividades. Os participantes do congresso devem fazer a inscrição pela internet para terem acesso às salas de conferências e direito ao certificado. O ingresso regular custa R$ 150 e para estudante custa R$ 80.

O Avistar 2018 acontecerá no Instituto Butantan, que fica na av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo.

Mais informações: www.avistarbrasil.com.br/av18/.

Agência Fapesp