Notícia

Jornal Opção (Goiânia, GO) online

Economia vai melhorar quanto mais rápido o coronavírus for contido

Publicado em 22 março 2020

Governos precisam investir mais em obras de saneamento básico e em unidades de saúde adequadas, e não em obras-fetiches

O que todos os seres humanos querem? Crescimento econômico e desenvolvimento. O desenvolvimento é a distribuição dos frutos do crescimento (a divisão do bolo, diria o economista Delfim Netto). Mas a expansão acelerada, se gera consumo cada vez elevado, também produz problemas, como os ambientais. O filósofo John Gray não é adversário do “progresso”, mas tem apontado, assim como outros pesquisadores, o seu custo, cada vez mais pesado, para os seres — e não apenas os humanos, que se consideram o centro do universo — e para a Terra. O ritmo pode ser refreado? Pode-se consumir menos, e com mais qualidade? Talvez.

O filósofo francês Jean-Pierre Dupuy, adepto do “catastrofismo esclarecido”, sugere, em entrevista ao “Valor Econômico” (sexta-feira, 20), que “o futuro deve ser visto como um destino que pode ser escolhido”. Frisa que “a humanidade caminha para sua autodestruição, mas é olhando esse perigo de frente que o pior pode ser evitado”.

Há problemas mais graves do que o novo coronavírus — um perigo imediato, mas que, com vacina, pode ser contido e, portanto, administrado pelos homens. A questão do clima parece distante, para alguns, mas não é, para todos. “Os estudiosos do clima veem três tipos de solução [para evitar a catástrofe]: mitigação, reduzindo as emissões. Tarde demais. O sistema tem inércia e, mesmo se parássemos de produzir CO2 agora, o que está na atmosfera continuaria por séculos. Adaptação: há muita gente dizendo que é preciso pensar em como vamos nos adaptar. Na França, serão verões de quatro meses acima de 40ºC. A terceira categoria é a geoengenharia, que é desmedida completa. (…) A alternativa mais verossímil é a adaptação mas a condições cada vez mais duras”, afirma Dupuy. Estamos dispostos a adotar um novo modo de vida — mais simples e com menos, digamos, “conforto”? “Temos que produzir e consumir de outra maneira”, pontua o filósofo. Nós queremos mesmo aderir a isto?

Neste momento, os governos pressionam para as pessoas ficarem em casa, como medida para evitar uma contaminação ampla devido ao novo coronavírus. Mesmo que isto afete a economia, até prejudicando os mais pobres (podem perder e não conseguir novos empregos), é um sinal de preocupação real com a vida de todos. Daqui para frente, com o objetivo de criar melhores condições de vida — por causa das mudanças do clima —, a tendência é que os governos aumentem as proibições. Vamos aceitá-las e vamos incentivá-las? Isto pode levar ao avanço de governos autoritários, impositivos?

Mudar o sistema de produção não significa “defender” o socialismo e “atacar” o capitalismo? Será, antes, uma estratégia para garantir a sobrevivência dos humanos e dos outros seres (muitos estão sendo extintos, com escassa repercussão, exceto em reportagens episódicas que, a rigor, não “escandalizam” ninguém; o escândalo ocorre, isto sim, quando humanos são atingidos de maneira frontal). “O que tem quer ser reorganizado é basicamente tudo. O tamanho das unidades de produção”, postula Dupuy. O sistema de transporte, por exemplo, precisa ser repensado — tornando-se mais público. Queremos isto? Ou queremos continuar andando em carros grandes, possantes, poluentes e consumidores de produtos que são finitos? Vamos continuar dizendo uma coisa, para nosso conforto espiritual, e fazendo outra? As sociedades industriais, com sua produção em alta escala, melhorou a vida dos humanos, por um lado. Por outro, a longo (na verdade, já a médio) prazo, colabora para a devastação da Terra, piorando as condições de vida de todos. Teremos de nos tornar coletores? Impossível, claro. Mas o sistema terá de ser repensado, o que será feito sobretudo quando a condições de existência piorarem.

O futuro remete a uma guerra? Dupuy avalia que sim. “O clima provoca violência. (…) A Europa está à beira da decomposição por não conseguir lidar com os migrantes.” A mudança climática vai assustar cada vez mais, não tanto como coronavírus. Porque ela “não é súbita”, apesar de constante, e sempre piorando. “É o fim do mundo como um gemido”, afirma o filósofo, ecoando o poeta americano T. S. Eliot.

O destino dos seres — repita-se, como postula John Gray, não apenas dos humanos — está nas mãos da humanidade e da natureza. Inteligentes e criativos, com rara capacidade de adaptação, os homens certamente serão capazes de se reinventarem — para sobreviver. Apesar de seu ceticismo esclarecido, Dupuy é crítico dos “colapsólogos” e dos “otimistas beatos”. Inquirido sobre Greta Thunberg, a adolescente darling do ambientalismo, o filósofo é crítico: “Ela faz uma moralização que não é boa. É um discurso formatado: é preciso fazer algo, vocês são criminosos. É um discurso punitivista. Não é esse caminho. Não adianta ir pelo lado moral. Alguns poluem mais do que outros, e é bom denunciar o que deve ser denunciado. Mas o discurso moralista não nos fará avançar. Por exemplo, fui contra o imposto do carbono. (…) Implicitamente, as pessoas podem interpretá-lo como a compra do direito de fazer um mal. (…) A iniciativa de transformar um valor moral em dinheiro produz o contrário”.

Como o crescimento a qualquer custo é o que buscam os governos e os cidadãos — há incentivos fiscais para atrair indústrias, que são geradoras de empregos e melhoria de renda —, é muito difícil desacelerar o mundo. Aos poucos, porém, com o incentivo e pressão de vários governos, haverá uma certa reorganização da produção? Dada a concorrência entre os países, inclusive entre Estados de cada país, a batalha não é para desacelerar o consumo, e sim para aumentar o seu ritmo. Os indivíduos assustam-se com uma doença, como o coronavírus — porque as mortes às vezes são rápidas, visíveis, comunicadas globalmente —, mas ainda não se incomodam tanto com a questão climática, a rigor, muito pior, mais destrutiva para todos os seres que habitam a Terra.

Há um despertar em todo o mundo? Há — para além do coronavírus — cada vez mais, ainda que a preocupação atual não seja suficiente. As relações dos homens com a natureza estão melhorando — inclusive o interesse pela vida dos demais animais.

Luiz Henrique Mandetta e Jair Bolsonaro: o primeiro está em sintonia com o país, o segundo está perdendo o timing | Foto: Reprodução/Internet

Rigor nos sistema de saúde

Entrevistado pelo “Valor Econômico” (sexta-feira, 20), o infectologista David Everton Uip divulgou uma informação que diz muito sobre o Brasil: “São Paulo tem 101 hospitais estaduais. Sabe quantos no Rio de Janeiro? Zero! No Rio Grande do Sul? Dois”.

No Brasil, os governos investem em obras de infraestrutura caríssimas e nem sempre tão necessárias. Determinadas intervenções visam facilitar o tráfego de automóveis, mas não necessariamente dos veículos do transporte coletivo e do transporte de produtos. Ora, se é preciso proteger o ambiente, quanto mais se facilita o acesso aos carros, em geral usados por uma única pessoa, mais se polui as cidades, além, claro, de torná-las mais congestionadas. Em Goiânia, há hospitais públicos de referência de qualidade — como o HDT, o HGG, o Hugo, o Hugol, o Crer —, mas, fora os postos de saúdes, às vezes precários, não há um único hospital municipal de atendimento amplo. Paulo Garcia, quando prefeito, tentou construir um hospital municipal, mas não conseguiu. Neste momento, há uma estrutura particular vazia, a do Hospital São Salvador, que poderia ser transformada num hospital público — por exemplo, para tratamento de pessoas contaminadas pelo coronavírus que estejam em estado grave. Os chineses constroem hospitais em poucos dias. Os goianienses têm condições de reformar a unidade citada em poucos dias.

Ecoando o médico Drauzio Varella, David Uip afirma que o SUS é o maior modelo de inclusão social do Brasil. “Sou fã. Tem problemas, falta de financiamento, o acesso é difícil, mas tem hospitais públicos com trabalho de arrepiar. Quem critica o SUS é porque nunca foi”.

O infectologista frisa que “20% dos infectados terão que ser hospitalizados e 5% vão precisar de cuidado em UTI”. David Uip informa que “os primeiros medicamentos devem chegar no início de maio e podem ou não ser efetivos; já as vacinas, em cerca de um ano e meio”. Pode ser antes? Pode.

O governo Bolsonaro informa que o Brasil não vai participar do desenvolvimento da vacina. Trata-se de um equívoco, afirma David Uip. Até porque “pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo — nenhuma das instituições é subordinada ao governo federal — estão desenvolvendo uma vacina contra o coronavírus com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)”.

Retomando às obras de infraestrutura, que são uma espécie de “fetiche” para alguns gestores. Algumas, de fato, são necessárias. Outras merecem ser chamadas de meramente faraônicas, consumidoras de recursos públicos. Os Estados estão excessivamente endividados, em alguns casos, por causa de obras que são pouco necessárias. Um investimento maciço em saneamento básico — água tratada e esgoto sanitário (várias cidades do país ainda mantêm fossas) — e em saúde pública, com foco na prevenção, contribuiria para reduzir doenças. E, também, diminuir os gastos com saúde.

Recessão será global

No momento, conter a crise do novo coronavírus é mesmo mais importante do que as preocupações econômicas. Há vidas em jogo, e vidas, obviamente, não são peças, portanto, não podem ser “repostas”. Claro que, a partir de certo momento, os governos terão de afrouxar as determinações. Porque senão as economias privadas quebrarão e, daí, além de não gerar novos empregos, parte daqueles que trabalham perderá seus empregos. Por isso, ao mesmo tempo que cuida da saúde dos indivíduos, os governos — que devem e podem investir a fundo perdido, pois seu objetivo não é lucro (seu lucro é social) — terão de adotar medidas compensatórias tanto para os pobres quanto para empresários (sobretudo pequenos e médios).

O presidente Jair Bolsonaro, talvez por ser mal informado e acreditar em teorias da conspiração — está se tornando um prisioneiro de guerras ideológicas (depois de Mao Tsé-tung, nem a China perde tempo com isso) —, não se mostra atento à crise do coronavírus. Ele está certo ao sugerir que a população rejeite o clima de histeria. Mas precisa enfatizar a gravidade da situação e deve deixar que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tome conta da situação. Se se assumir como estadista, a Bolsonaro cabe mais dizer aos brasileiros que terão apoio do governo, em termos de atendimento médico e, também, de possíveis compensações financeiras. Na crise, não se discute se o político é liberal ou não. Mas se ele contribui para atender bem, e com rapidez, a população — que, neste momento, não está preocupada com ideologias. Todos estão preocupados com a própria vida e com a vida de parentes e amigos. A vida de todos.

Quanto à economia, as previsões é que os países já estão entrando em recessão. O economista Barry Eichengreen, professor da Universidade da Califórnia, afirma que, “na melhor hipótese, haverá entre oito e dez semanas até que os casos da doença atinjam um platô. Nos Estados Unidos e na Europa, se tudo der certo, a confiança e os gastos dos consumidores só devem retomar no início do verão [em meados de junho]. Nesse ponto, metade do ano terá ficado para trás. Ou seja, na prática, já estamos em uma recessão global”.

O Credit Suisse frisa que o Brasil, que deveria crescer 1,4% em 2020, tende a não crescer. Será 0%. Com a tendência de uma nova onda de desemprego. As empresas não vão contratar e tendem a demitir, até para recuperar perdas dos dias parados, parte de suas equipes.

O sistema capitalista funciona porque é altamente conectado. Agora, por ação dos governos e do medo da população, está prevalecendo a desconexão (ainda que as pessoas estejam conectadas pela internet, várias empresas paralisaram suas atividades). Retomar a conexão tende a demorar e a afetar o sistema de crédito, dado o aumento da inadimplência das empresas e dos consumidores.

Segundo o empresário americano Mohamed El-Erian (“Valor Econômico”), “a economia vai se reerguer no momento em que as autoridades de saúde garantirem às pessoas que o novo coronavírus foi contido e a imunidade à doença que ele causa, a covid-19, aumentou. Nesse caso, a recuperação pode ser rápida, mas ainda assim não deve ser instantânea. Em suma, o principal campo de batalha é a saúde”.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mostrou três coisas. Primeiro, bom senso, ao informar a população sobre a gravidade da crise. Segundo, ao tomar medidas rápidas de isolamento dos indivíduos. Terceiro, não cedeu, em nenhum momento, ao populismo. Ele quer garantir a sobrevivência dos goianos. E é isto o que realmente importa. Não é hora de fazer a politicazinha dos não-estadistas. O líder goiano está em sintonia fina com os habitantes de seu Estado. Pisando nos “astros”, distraído, Bolsonaro parece que está em sintonia tão-somente com Olavo de Carvalho.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
BOL Folha.com Estadão.com Folha.com G1 UOL O Globo online Portal Exame Yahoo! IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil Folha de S. Paulo Correio Braziliense online Folha de S. Paulo UOL Folha.com O Globo online UOL BOL Yahoo! Portal R7 IstoÉ Dinheiro online TV GloboNews Portal R7 Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Portal R7 G1 Correio Braziliense online Correio Braziliense Folha.com Folha de S. Paulo Yahoo! G1 O Globo online O Globo Rede TV! O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online SBT Interior São Carlos em Rede CNN (Brasil) Time 24 News (EUA) Jornal Ação Popular Folha de Londrina online DL News O Rondoniense Revista Dinheiro Jornal Tijucas Portal Cantu Z1 Portal de Notícias E 103,9 FM China.org.cn Xinhua Español (China) Portal Correio 1News.com.br Sociedade Científica Zero um informa Central das Notícias Terra Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Head Topics (Brasil) Pfarma Jornal da USP online Central das Notícias Nota Diária Nota Diária Época Negócios online El País (Brasil) online Central das Notícias Só Notícia Boa Dica do tio Vale São Patrício Blog Jornal da Mulher Programa InfoSalud (Argentina) Central das Notícias O Alto Acre Notivagos Portal G1 News Central das Notícias Rádio Top Samba Litoral Hoje Silvani Notícias (G1 Notícias) Cenário MT Farol da Bahia Jornal Tijucas TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Ternura FM Central das Notícias Portal da Enfermagem A Rádio Rock 89,1 FM Panorama Farmacêutico Conexão Tocantins ABC do ABC Blog A Crítica Brasil CT&I Biblioteca FMUSP Olhar Digital TV Cariri Rádio Studio 87.7 FM Central das Notícias Zero Hora online Anota Bahia Acontece Botucatu SBT Interior Mix Vale Ternura FM Portal F11 Os Cabeças da Notícia Bahia No Ar Tudo Rondônia O Vale online Poliarquia Portal Mato Grosso Jornal Alerta Idest Época Negócios online Central das Notícias ClickPB Central das Notícias Resende News Informativo Regional (São João do Sul, SC) A Voz do Triângulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Diário da Saúde Pharma Innovation Ciclo Vivo Gizmodo Brasil Vix Circuito de Notícias Mirassol Conectada SBNotícias Portal Hortolândia O Grande ABC Notícias de Mato Grosso Comunidade Notícia Capitolio Consulting Portal Zukka Brasil Prensa Latina - Agencia Informativa Latino-americana (Cuba) Preto no Branco Encart Notícias Nossa vida de cada dia Blog dos Pinto Plurale online Tecmundo Região Noroeste RMC Urgente Jornal da Orla online RMC Urgente Tudo em Dia Sistema Costa Norte de Comunicação WH3 Portal Lapada Lapada Diário Piauí Novo Cantu Notícias Saúde é Vital online Dinheiro Rural online ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Terra Central das Notícias Conexão Marília Blog Tangará Acontece Portal do Zacarias JC Notícias (São Paulo, SP) Bananeiras Online Portal Paraíba Todo Dia La Gazzetta DF (México) Espaço Ecológico no Ar Psicologias do Brasil Blog A Justiceira de Esquerda Curiosidade e Tecnologia Região hoje Portal Hertz Jornal Z Norte online Tribuna de Jundiaí online SP Repórter News online Portal Thathi Jornal Visão (Moçambique) TV Band Diamante Online GR Notícias Gazeta do Santa Cândida online Acontece Pará SBNotícias A Semana (Curitibanos, SC) online Rápido no Ar El punto crítico (EUA) Revista Amazônia Wilson Vieira Portal Vilson Nunes O Rondoniense Poliarquia Portal Porciúncula RBN 94,3 FM Claudia online A Cidade On (São Carlos, SP) Votunews Razões para Acreditar Mix Vale Z1 Portal de Notícias Notícias de Campinas Portal do Governo do Estado de São Paulo Projeto Colabora Conti outra, artes e afins Tribuna União Central das Notícias Central das Notícias Planeta online Protec - Pró-Inovação Tecnológica Algomais online Esteta iGuanambi Poções24hs Revista Fácil Nordeste Lazer e Negócios Rede Pará Jornal Sudoeste Paulista ClickNews Dahora News RolNews Época online O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Rádio Web Exclusiva (SE) Head Topics (Brasil) Revista Sustinere online Região Noroeste Meio Norte online Potengi News Central das Notícias A Tarde (BA) online CBN Notícias Folha de Pernambuco online Gazeta Regional (Santa Rosa, RS) O Dia (SP) Tudo Ok Notícias SBT Head Topics (Brasil) Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Central das Notícias Jornal Grande Bahia Blog Mentiras Contra a Igreja Católica Minha Vida ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça A Tribuna (Santos, SP) online Inteligência & Inovação Agora no Mundo Rondonotícias Portal Agora no RS Madeirão Nominuto.com Novoeste Colniza Notícias Última Notícia (João Monlevade, MG) online Verde Vale FM 103,7 Jornal Dia Dia Ab Notícias News TV Replay Folha de Cianorte Fronteira da Paz Santa Portal Portal do Governo do Estado de Mato Grosso Sem Papas São Roque Notícias Surgiu Sudoeste Bahia Daniel no Blog Via 3 Notícias Ariquemes Alagoas Brasil Notícias Sindperícias-GO - Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legitas do Estado de Goiás Jornal da Cidade (Bauru, SP) Atibaia MT Agora A Tribuna (Santos, SP) Eg News Plantão News (MT) Comunicando para refletir ON Jornal O Mundo do Biomédico O Diário de Mogi National Geographic Brasil online EFE (Espanha) Catraca Livre Amazônia Brasil Rádio Web A Semana News CN7 - Ceará News7 Catve FA Notícias Diário do Poder Correio de Rondônia Correio do Estado da Bahia (Blog) Bastidores do Poder Eg News Ata News Terra BBC Brasil Época Negócios online Destak (Portugal) online Bahia Ligada Economia & Negócios Expresso do Sertão Correio Nogueirense Atual MT Ciência na rua Opera Mundi APqC Notícias Euclides da Cunha FM 91.1 Boas Novas MG Informa Tudo DF Leticia Aguiar Top Stories Brazil Diário Patriota Head Topics (Brasil) Central das Notícias Zero Hora online Mix Vale Portal do Holanda Central das Notícias Noticias Diarias de Venezuela O Taboanense IG - Saúde Zero Hora online Canoinhas Online CNN (Brasil) Nota Diária Blog Henrique Barbosa Jornal de Piracicaba TN Online Toda Hora Ata News Central das Notícias Renovação Blog Obarão Folha Extra Chapecó Online O Atibaiense Papo Reto Novo Dia Notícias O Documento online GR21 – Gazeta Ribeirinha Jornal Integração Jornal Extra de Alagoas online Jornal Página do Estado Primeira Hora Portal do Zacarias Gazeta do Dia (Glória de Dourados, MS) O Imparcial (São Luís, MA) online Gonzaga Patriota Jornal O Sepeense Gazeta Norte Mineira online Folha Vitória online Beto Ribeiro Repórter Gazeta Brasil Jornal Gazeta do Estado Relevante News Salvador Notícia Nova Mais Jovem Pan PanAm Post (EUA) Sapo Lifestyle (Portugal) Leiamais.ba Política Livre Portal do Natan Momento MT Portal NPM Saense Rabgle Notícia em Tempo Portal O Sertão Midia News Campo Grande Gazeta da Manhã Portal GRNews Rádio Independente AM 950 Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Povo Folhamax Mais Goiás Entre Rios Jornal online Epoch Times Brasil Diário GM Folha de Londrina online G7 News Guarantã News Itaberaba Notícias Blog do José Duarte Lima Brasil 247 Brazilian Times (EUA) Conesul News Amambai Notícias A Gazeta Web Umuarama News SP Agora SP Agora Agencia EFE (Brasil) MaisConhecer.com Portal da Casa Espírita Nova Era RMF 24 (Polônia) Jornal da Fronteira online DCM - Diário do Centro do Mundo Agora Vale Região dos Vales Daynews FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Impala News (Portugal) Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Blog do Eloilton Cajuhy Futebol 365 (Portugal) Tem Londrina Guarantã News Titulos.com.ar (Argentina) Verdinho Notícias APUFSC Estadão Mato Grosso online Blog Primeira Mão Thunder Cheats A Soma de Todos os Afetos Imprensa News Web Interativa Ponto Novo Bonfim Notícias Blog Nonato Notícias Blog do Rogério Alves Notícias O Otimista online Rondônia Dinâmica Jornal Primeira Página online Sim Notícias Terça Livre TV Portal T5 O Mais Positivo Página1 PB O Bom da Notícia Money Times Mix Vale MidiaMax Blog do Ronaldo Tiradentes Portal Rede Notícias O Nortão online O Repórter (RS) Diário Carioca Metro Jornal online Mega Curioso Jornal Preliminar Rádio Sanca WEB TV Mochileiros.com O Democrata online Serra News RJ Notícias de Coimbra (Portugal) Paulopes SAPO Notícias (Moçambique) Notícias ao Minuto (Portugal) Rádio Studio 87.7 FM Pelo Mundo DF Portal Cidades Online Jornal Nossa Voz Prensa Latina (Cuba) Sul Bahia1 Litoral FM Santos 91.7 Maracaju Speed Portal Roma News Carlos Lima Jornal Online Blog Aprenda Mecanica com Murilo Minha Rádio Net Guaraí Notícias Nave Criativa Time 24 News (EUA) Rlagos Notícias Time 24 News (EUA) Time 24 News (EUA) Zero Hora online Visão Cidade Escola Educação Claudio Tognolli Blog do Takamoto Jornal de Filadélfia ZDK News SAPO Notícias (Moçambique) SorocabaniceS Mar Sem Fim InfoMoney Deutsche Welle (Alemanha) FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Pleno.News Giro S/A Online Pais & Filhos online Fatos do Iguaçu online LabNetwork Investe São Paulo Universo Racionalista Central das Notícias Recôncavo no Ar A Província do Pará Central das Notícias Rondônia ao Vivo Jornal da Franca Rede Brasil Atual Rede Brasil Atual RMF 24 (Polônia) Zedd Brasil Criative Tech GR Notícias Sul Bahia1 Conesul News Blog do Lana GQ Brasil online NetNature Polinotícias Central das Notícias Indiaroba Web Revista Piauí online Bahia No Ar Notivagos Panorama Farmacêutico Head Topics (Brasil) Só Fatos Resende News Rádio Studio FM 98.3 Vale São Patrício Juruá Online Federação da Saúde Jornal Dimensão online News PHB Meio Norte online Notivagos Portal SBN Tropical FM 99 barradocorda.com Agora MS Teixeira em Foco Folha Patoense Acontece Agora Online Head Topics (Brasil) Salvador Notícia WH3 Blog do Flávio Chaves Coxim Agora Radar Amazônico Atibaia Blog Ultimas Noticias Blog de Assis Ramalho Blog do Lau Blog do Leandro Santos de Barra D'Alcântara A Voz do Triângulo Só Fatos Vale São Patrício Nas Notícias O Informante Sudeste Notícia Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região Meio Norte online Recôncavo no Ar Voz da Bahia Única News Pontal em Foco Iaçu Notícias Blog Cidade News Itaú Visão TV Central das Notícias Alagoas 24 Horas Diário de Itaporã Magrão Ace Ubaíra Ouro Preto Online News Rondônia Cidades em Foco Juruá Online Fátima Informa Barriga Notícias APM- Associação Paulista de Medicina Nas Notícias Rede de Notícias J Bastos Repórter Jornal Usina de Eventos Farmacotécnico Mundo Lusíada BR18 Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Central das Notícias RolimNotícias Valter Vieira Metro 1 Itupeva Agora Portal Sorriso MT Meia Hora Rádio Independência Folha Ribeirão Pires Fatos PB Jornal Regional Manaus Alerta MT é notícia Siará News Metro 1 iMato Grosso Dimas Santos.com.br