Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Economia do Clima

Publicado em 15 março 2010

Impactos econômicos das mudanças climáticas serão discutidos por pesquisadores em evento no Instituto de Estudos Avançados da USP

O workshop "Economia do Clima" será realizado no dia 17 de março na sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Organizado pelo IEA e pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), o encontro tem como objetivo central fortalecer a estrutura da sub-rede "Economia das Mudanças Climáticas", coordenada pela FEA-USP, por meio da integração de pesquisadores e seus resultados, da discussão de oportunidade de pesquisas e do encaminhamento para pesquisas e ações futuras.

O professor José Goldemberg (Instituto de Eletrotécnica e Energia e IEA) falará sobre "Desafios e oportunidades para a pesquisa em mudanças do clima no Brasil".

Em seguida haverá exposições sobre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Mudanças Climáticas, rede criada em 2009 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e sobre o Projeto Temático "Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil: Dados Quantitativas para a Discussão da Mitigação, Adaptação e Negociações Internacionais", apoiado pela FAPESP, com o professor Ricardo Abramovay (FEA).

Resultados do estudo "Economia do Clima no Brasil", em fase de conclusão, serão apresentados.

A apresentação final será de Jacques Marcovitch, da FEA e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, que falará sobre políticas públicas sobre mudança do clima e relações internacionais.

O IEA fica na Rua da Reitoria (antiga Travessa J), 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Os interessados devem se inscrever pela internet, no endereço: www.iea.usp.br/inscricao/form1.html.

O evento também será transmitido ao vivo pela internet, em: www.iea.usp.br/aovivo

Mais informações com Inês Iwashita: ineshita@usp.br, tel. (11) 3091-1685.

Fonte: Agência FAPESP