Notícia

NE10

Economia de baixo carbono

Publicado em 10 março 2012

O embaixador Rubens Ricupero, ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda, anunciou esta semana, em workshop na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a elaboração de um documento, por cientistas e ambientalistas, que defenderá a inclusão na pauta da Rio+20 de um alerta sobre a gravidade dos problemas ambientais. "Vamos fazer circular um texto em que advertimos que a ONU precisa mostrar a realidade sobre as mudanças climáticas e a extinção das espécies", disse ele no encontro.

O diplomata lembrou que a Rio+20 é focada na economia verde. "Mas, se o meio ambiente entrar em colapso os outros dois pilares do desenvolvimento sustentável - o econômico e o social - deixam de existir."

Abaixo, leia rascunho da carta, que defende a reativação, por parte do governo federal, de estrutura ligada à presidência da República para tratar das medidas a serem adotadas pelo País com vistas à redução das emissões de carbono. Principal gás do efeito estufa, o CO2 é resultante da queima de combustíveis fósseis.