O eclipse anular do sol que ocorrerá neste sábado (14) poderá ser visto do Brasil, o evento cósmico, a lua vai cobrir a maior parte sol, deixando apenas um anel brilhante na borda.
O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai transmitir o eclipse em evento virtual O Céu em sua Casa: Observação Remota.
A transmissão terá início às 11h30 da manhã (horário de Brasília) quando o eclipse estiver começando na costa oeste dos Estados Unidos, e vai acompanhar todo seu percurso até que chegue ao seu final na costa leste do Brasil em torno das 17h30.
De acordo com o doutor em Astrofísica Leonardo Almeida, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)O o eclipse anular ocorre quando a Lua, como vista a partir da Terra, parece menor que o Sol.
Esse fenômeno é bem diferente de um eclipse total, quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. Segundo o Observatório Nacional, o eclipse anular ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, e nesse momento a Lua aparece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse.
De acordo com Dr. Almeida aponta que essa diferença se deve ao fato de que a órbita da lua ao redor da Terra não é circular, o que faz com que a distância entre ambas varie ao longo do período de translação da Lua.
Piauí
O fenômeno está previsto para iniciar às 15h18 em Teresina e se estende por volta de até às 16h41. O planetário da Universidade Federal do Piauí, no campus Petrônio Portella, no espaço Rosa dos Ventos é um local indicado para acompanhar o eclipse.