Está previsto para acontecer neste sábado (14) o eclipse anular do sol, que poderá ser visto no Brasil entre às 14h05 e 17h55. Na ocasião, a lua vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda. O fenômeno será transmitido de maneira on-line pelo Observatório Nacional, em um evento chamado O Céu em sua Casa: Observação Remota.
A transmissão teve início às 11h30, momento em que estava previsto o começo do eclipse na costa oeste dos Estados Unidos. Todo o percurso será acompanhado até que chegue à costa leste do Brasil, no final da tarde.
“O eclipse anular ocorre quando a Lua, como vista a partir da Terra, parece menor que o Sol [no céu]. Assim, a Lua não cobre o disco solar totalmente, restando um anel luminoso no contorno da lua, daí a razão do nome ‘eclipse anular’”, informou o doutor em Astrofísica e professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Leonardo Almeida.
Segundo o Observatório Nacional, o evento acontece quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, momento em que parece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse.
Ainda conforme Almeida, essa diferença se dá pois a órbita da lua ao redor da Terra não é circular, fazendo com que a distância entre as duas varie ao longo do período de translação da Lua.