Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Eastman incentiva pesquisa de doutorado na Universidade de São Paulo

Publicado em 06 novembro 2013

Projeto experimental de doutorado na área de energia estuda ciclos de refrigeração de absorção de amônia/água usando em seus testes o Therminol® 59 – fluído de transferência de calor da Eastman.
Incentivar o estudo acadêmico por meio do uso de seus produtos: esse também é um valor adotado pela Eastman. Isso porque a empresa, focada na produção de especialidades químicas, é a mais nova apoiadora de um projeto de Doutorado no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP).
O projeto de pesquisa, que também tem apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processos: 2010/10858-4 e 2010/16304-0) , “visa analisar o fenômeno de destilação da solução amônia/água com o objetivo de produzir vapor de amônia de elevada pureza com concentração de até 99,9%, ideal para utilização em ciclos de refrigeração de absorção amônia/água”, comentou o responsável pela tese, Eli Aguilar – que, antes do doutorado, obteve certificações como: Mestrado em Engenharia Mecânica (Escola Politécnica da USP); Especialização em Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética (USP); Graduação em Engenharia Mecânica (Universidad Nacional de Trujillo). O foco é a redução de tamanho e, consequente, redução de custo e comparação com os sistemas de refrigeração convencionais.
Para cumprir com os objetivos do projeto, é necessária a realização de uma troca de calor, e é exatamente por esse propósito que é usado o Therminol 59 - fluído de transferência de calor da Eastman, que oferece o mais amplo portfólio de fluídos sintéticos de transferência de calor da indústria. Há 50 anos, clientes de todo o mundo podem contar com os fluídos de transferência de calor Therminol em termos de desempenho, confiabilidade e serviços técnicos líderes da indústria.
O Therminol 59 é um fluído de transferência de calor sintético com excelentes características de bombeabilidade a baixas temperaturas (até -45°C), e excelente estabilidade térmica até 315°C. Com essas características é o fluído ideal para aplicações que combinam aquecimento e refrigeração. Como em todos os fluídos de transferência de calor Therminol, a longa vida útil do fluído é também uma característica do Therminol 59. Longa vida útil significa menos trocas de fluído, que significa custos de operação menores, que é um fator crítico no ambiente altamente competitivo de hoje. “O Therminol 59 pode ser usado para diversos tipos de indústria como, por exemplo, oil&gas, biodiesel, farmacêutica, produção de especialidades químicas e em bateladas, e biodiesel, entre outras”, disse o Fluid Specialist da Eastman, Nicola Tripaldi.
De acordo com Aguilar, diante das análises comparativas entre diversos fluídos da concorrência, o Therminol 59 foi o escolhido por se destacar em relação às excelentes propriedades termofísicas. “Isso representa eficiência para a troca de calor, permitindo a redução das superfícies de troca térmica”, argumentou o estudante de doutorado da USP. Ele recebeu da empresa fabricante de produtos químicos o Therminol 59 para testes, como apoio à pesquisa.
O projeto do estudante está dividido em quatro fases:
1. Teste de pressão: onde será usada água em vez de amônia para testar as conexões e analisar possíveis vazamentos;
2. Teste elétrico: nas moto-bombas, moto-ventilador e aquecedores elétricos;
3. Teste das pressões de trabalho: uso da água em vez da amônia a 15 bar;
4. Teste final: solução amônia/água.
Conforme mencionou Aguilar, “o projeto é relevante dentro do contexto de uso racional de energia e, particularmente, pode contribuir com o desenvolvimento de ciclos de refrigeração por absorção de amônia/água para aplicação em sistemas de cogeração, ou mesmo, de trigeração”. Nota-se no projeto, portanto, o cuidado com a sustentabilidade, preocupação presente também nos negócios da Eastman.
Sobre a Eastman Chemical Company:
A Eastman é uma empresa de especialidades químicas que produz uma ampla gama de materiais avançados que são encontradas em produtos utilizados no dia a dia. Como líder mundial nos diversos mercados onde atua, a Eastman é focada em entregar soluções inovadoras e tecnológicas ao mesmo tempo em que mantém seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade. Atendendo clientes em aproximadamente 100 países, a Eastman teve uma receita combinada em 2012, após a aquisição da Solutia, de cerca de US$9,1 bilhões. A empresa tem sua sede em Kingsport, no Tennessee – e, com a conclusão da compra da Solutia, emprega atualmente 13.500 pessoas no mundo todo. Para mais informações sobre a Eastman, visite www.eastman.com. Para mais informações sobre o produto acesse o site www.therminol.com.