Notícia

GCN

'É sua atitude que vai definir se teremos ou não novas restrições e quantas pessoas vamos perder'

Publicado em 20 julho 2021

Prefeito Alexandre Ferreira alerta população sobre o recrudescimento da pandemia na cidade e apela para que todos se vacinem: ‘94% dos pacientes que estavam doentes não tomaram a vacina’.

Após Franca voltar a topo da transmissão do coronavírus no Estado de São Paulo, de acordo com estudo da Unesp, USP e Fapesp, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) divulgou vídeo, nesta segunda-feira, 19, alertando a população sobre a gravidade da situação pela qual Franca atravessa.

“Em 10 dias, nós passamos da condição de menor transmissão do Estado para maior transmissão do Estado. Saímos de 0,6 no dia 8 para 0,94 hoje. A média móvel de casos confirmados quase que dobrou. Nós saímos de 86 casos, em média por dia, para 171”, disse o prefeito em vídeo publicado em sua página no Facebook.

Alexandre afirmou que o esforço feito pela população durante os dias de lockdown pode estar sendo “jogado fora”. “Não podemos descuidar. A pandemia não acabou e você pode perceber a gravidade desses índices hoje.”

Para ele, há um “sério risco” de a cidade voltar um número “elevado” de internações. “Isso porque está aumentando a transmissão, aumentando o número de casos e, depois, vai aumentar o número de pessoas sendo acompanhadas no pronto-socorro e aumenta o número de internações e, infelizmente, volta a crescer o número de óbitos.”

O prefeito lembrou que a quantidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foi triplicado e afirmou que “não há mais como ampliar UTI na nossa cidade e na nossa região”.

“Você sabe bem o que tem que fazer. Cuide-se. Fique em casa. É sua atitude que vai definir se teremos ou não novas restrições e quantas vidas, quantos francanos mais serão colocados em risco. E, principalmente, quantas pessoas mais nós vamos perder”, disse Alexandre.

“Use máscara, use álcool em gel e não aglomere. E, por favor, se chegou na sua idade de vacinar, não deixe de tomar a vacina. Procure uma unidade básica. Todas as vacinas funcionam. Todas as vacinas dão resultado.”

Para provar a efetividade dos imunizantes, Alexandre apresentou dados da semana passada, apontando que “94% dos pacientes que estavam doentes não tomaram a vacina – só 6% tomaram a vacina. Isso mostra que funciona. E todas funcionam, indistintamente.”

Por fim, o prefeito apelou à população para que se imunize. “Importante: tome vacina. A vacina é a única solução que nós temos e a única vantagem que nós temos sobre o vírus.”