Notícia

Jornal Vale dos Sinos

É hora dos políticos agirem (94 notícias)

Publicado em 14 de agosto de 2021

A cientista do Inpe e vice-presidente do IPCC, Thelma Krug, atua no painel desde 2002. De acordo com ela, o relatório não faz nenhuma avaliação política sobre a situação do clima. “Mas traz informação científica relevante que permita a eles (governantes) terem uma decisão informada no fórum político da ONU”, salienta.

Na sua avaliação, o relatório é “bastante incisivo” e com uma linguagem clara, um sumário para decisões políticas voltadas ao clima. Segundo Thelma, por algum tempo se ficou na dúvida se os eventos climáticos extremos realmente estão acontecendo por influência humana. “Mas esse relatório é muito claro em relação a isso, principalmente para a questão da temperatura”, é contundente. “Isso pode trazer um novo pensamento nas negociações”, acredita.

Para a cientista, que também marcou presença no webnário da Fapesp, as mensagens do relatório do IPCC vão trazer um novo cenário de preocupação aos governantes. “Nós precisamos de uma redução ambiciosa e rápida”, diz, fazendo referência à temperatura.