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Channel 360

É hora de expandir os limites do conhecimento

Publicado em 18 novembro 2020

O planeta está interconectado. Hoje, o potencial para extrair novos conhecimentos a partir de dados é enorme. Mas, assim como conhecemos apenas uma pequena parte dos mistérios do Universo, 80% dos dados do mundo ainda permanecem não analisados, inacessíveis ou não confiáveis.

Com o avanço da tecnologia, somos capazes de coletar, organizar e analisar mais e melhores dados. Além disso, com soluções alavancadas pela nuvem, podemos trazer à luz novas informações para os desafios mais urgentes da sociedade e dos negócios, tais como: acesso à educação, mudanças climáticas ou o uso eficiente de recursos, bem como para o avanço como um todo da humanidade, se formos considerar o uso para a medicina, a ciência ou a astronomia.

Tomemos a astronomia como exemplo. Desde tempos imemoriais, os humanos olham para o céu em busca de respostas para questões fundamentais como se estamos sozinhos no Universo ou que lugar ocupamos no cosmos. Em 1998, os radiotelescópios capturaram 10 GB de dados. Estima-se que em 2022, serão capturados 90.000 GB de dados por cada noite de observação, o que equivale a aproximadamente 30.000 filmes em HD no Nexflix.

Para lidar com essa enorme quantidade de dados, os cientistas estão aplicando modelos de inteligência artificial (IA) para, por exemplo, descobrir novos exoplanetas e investigar possíveis zonas habitáveis. Mas não se trata apenas de “Rocket Science”. Existem desafios que devemos superar em todos os setores. De acordo com a Forrester, os maiores obstáculos que as empresas enfrentam para acelerar sua jornada de IA são dados, confiança e talento.

Como o Brasil pode aproveitar a “janela de lançamento” e aproveitar as vantagens da IA?

1. Dados: ao dimensionar a inteligência artificial – aproveitando a nuvem híbrida como um acelerador – as organizações são capazes de prever interrupções operacionais e garantir a continuidade de seus negócios; otimizar o tempo das pessoas para realizar trabalhos de alto valor; automatizar decisões, processos e experiências de forma inteligente; inovar em produtos e serviços e fortalecer a experiência de clientes e colaboradores.

Para apoiar seus clientes, a IBM criou o Data Science & AI Elite Team – quase 100 cientistas de dados em todo o mundo concluíram projetos de inteligência artificial, ciência de dados e aprendizado de máquina em 50 países de 6 setores industriais, incluindo clientes da América Latina.

2. Confiança: as empresas devem começar preparando seus dados para IA, de maneira que forneça confiança e transparência às pessoas que dependerão deles. É imperativo que a IA de hoje reflita os valores das populações para as quais foi criada. Se queremos uma tecnologia ética e imparcial, devemos garantir que todos tenham oportunidades iguais de participar de sua criação.

Recentemente, anunciamos a abertura de um Centro de IA em uma parceria entre a IBM, a USP (Universidade de São Paulo) e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo), com o objetivo de acelerar a ciência e a inovação em saúde, meio ambiente, redes de produção de alimentos, o futuro do trabalho e a melhoria do processamento da linguagem natural em português. Além disso, como parte de nossa decisão de garantir IA justa e transparente, o centro terá três comitês consultivos focados no progresso científico, indústria e sociedade, e diversidade e inclusão, para promover a colaboração de todo o ecossistema de inovação local.

3. Talento: as organizações ainda enfrentam dificuldades significativas para encontrar e atrair bons talentos. Além disso, essas habilidades digitais devem ser desenvolvidas em toda a empresa, com foco na compreensão conceitual dos dados para interagir com ferramentas que permitem ou são impulsionadas pela IA e para identificar novas oportunidades de negócios. Os dados são uma ferramenta não apenas para cientistas e técnicos, mas todas as áreas de negócios podem se beneficiar com seu uso.

A IBM promove ativamente a preparação de jovens em tecnologias e habilidades profissionais do amanhã, como ciência de dados, inteligência artificial, nuvem, blockchain e cibersegurança, entre outras. Para isso, a empresa disponibilizou a plataforma Open P-TECH, com conteúdo gratuito e em português para professores e alunos do ensino médio no Brasil.

É um fato: as organizações que escalam a Inteligência Artificial têm 7 vezes mais probabilidade de serem aquelas que crescem mais rápido em seu setor. Empresas em setores-chave como alimentos, bancos, telecomunicações, saúde e energia estão assumindo a liderança na América Latina e transformando seus negócios por meio dos dados e do potencial da nuvem híbrida.

A IA não existe mais apenas como aspiração, é inevitável. O mundo de nossos predecessores era movido por ferrovias e eletricidade, o nosso por Inteligência Artificial e dados.