Notícia

Jornal do Comércio (RS)

Duas companhias gaúchas integram o novo índice Brasil de inovação

Publicado em 18 maio 2007

A primeira edição do Índice Brasil de Inovação (IBI) - ranking de empresas inovadoras do setor de transformação será apresentado no próximo dia 24 por pesquisadores da Unicamp. O lançamento do IBI e a premiação das empresas melhor classificadas acontecem durante sessão especial do VII Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia.
Organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e pela Rede Ibero-americana de Ciência e Tecnologia (Ricyt), o encontro será realizado de 23 a 25 de maio, no Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera, em São Paulo.
Para permitir comparações do desempenho de diferentes empresas o Índice Brasil de Inovação estabelece quatro grupos de setores industriais com semelhantes intensidades tecnológicas: alta (I), média-alta (II), média (III) e média-baixa (IV) tecnologia. Duas empresas gaúchas integram o ranking do IBI, a Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus de Catas do Sul e a Grendene, fabricante de calçados, de Farroupilha.
A classificação das indústrias pelo IBI se baseia em informações da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec 2003/IBGE) e da Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa-2003). Estas informações foram cedidas voluntariamente pelas empresas participantes e foram complementadas com dados sobre patentes fornecidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Desta primeira edição participaram 60 empresas.