Notícia

Jornal Brasil

Duas chamadas de propostas recebem projetos até o próximo dia 26

Publicado em 02 fevereiro 2016

Duas chamadas de propostas de pesquisa terão seus prazos de submissão encerrados no dia 26 de fevereiro: uma lançada no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e a outra lançada pela Fundação em parceria com o Ministério de Estado de Ciências, Pesquisa e das Artes do Estado Livre da Baviera (StMBW), representado pelo Bavarian University Center for Latin America (BAYLAT).

A chamada do PFPMCG selecionará projetos em “Mudanças climáticas e suas relações com energia, água e agricultura”.

As propostas podem ser apresentadas nas linhas de fomento Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, via Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP.

Temas de pesquisa e mais informações sobre a chamada estão disponíveis em: www.fapesp.br/9824.

Já a chamada com o BAYLAT visa fornecer apoio financeiro para a realização de workshops que reúnam pesquisadores em início de carreira da Baviera, na Alemanha, e do Estado de São Paulo.

Serão aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento. Proponentes no Estado de São Paulo devem ser pesquisadores responsáveis ou principais em projetos financiados pela FAPESP em pelo menos uma das seguintes modalidades: Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Os workshops apoiados serão realizados um no Estado de São Paulo e o outro na Baviera. Até 40 pesquisadores poderão participar de cada encontro.

O primeiro workshop deverá ocorrer entre 1º de maio e 30 de novembro de 2016. O segundo, entre 1º de março de 2017 e 31 de outubro de 2017.

A chamada de propostas está publicada na íntegra (em inglês) em www.fapesp.br/9879.

Fonte Agência FAPESP