Notícia

Revista Água e Efluentes online

Duas bolsas da FAPESP para pós-doutorado com pesquisa em urbanização sustentável

Publicado em 28 agosto 2018

Agência FAPESP – Duas bolsas da FAPESP de pós-doutorado estão disponíveis para o projeto de pesquisa GLOCULL – Inovações Alimento-Água-Energia globalmente e localmente sustentáveis em Laboratórios Urbanos Vivos. Os interessados podem se inscrever até 31 de agosto de 2018.

Além da FAPESP, o projeto é apoiado pelo Belmont Forum e pela JPI Urban Europe como parte da chamada internacional Sustainable Urbanisation Global Initiative.

As oportunidades são para trabalhar com pesquisas no campo da urbanização sustentável. Os bolsistas estarão envolvidos em atividades no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, em colaboração com o Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

O principal objetivo dos pós-doutorandos será desenvolver uma pesquisa com ação transdisciplinar que analisará as dinâmicas e conflitos locais em torno dos múltiplos interesses na região da represa Billings, localizada na Região Metropolitana de São Paulo. O estudo também proporá um sistema de indicadores sustentáveis que consiga captar o contexto dos conflitos existentes e as respostas potenciais a serem dadas na interface alimento/água/energia na área estudada.

Os bolsistas serão responsáveis por gerenciar os dados científicos obtidos na pesquisa, trabalhando em conjunto com os pesquisadores do projeto para garantir ampla disseminação dos resultados entre acadêmicos e profissionais. Viagens ocasionais serão necessárias para a realização da pesquisa.

Os candidatos devem ter doutorado com até sete anos de conclusão em Ciências Sociais ou Ciências Ambientais ou áreas afins, preferencialmente com pesquisas sobre questões urbanas e ecológicas. Além disso, exigem-se para as vagas domínio de métodos qualitativos e quantitativos das ciências sociais e capacidade de usar softwares necessários para a pesquisa.

Os interessados pelas vagas devem enviar curriculum vitae, carta de apresentação e amostra de duas publicações em inglês (podem ser artigos ou capítulos da tese do candidato) para a professora coordenadora do projeto, Gabriela Marques Di Giulio (ggiulio@usp.br).

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2242.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP de R$ 7.373,10 mensais (valor a partir de 1º de setembro) e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte:Agência FAPESP