Notícia

A Tribuna (Santos, SP) online

Dráuzio Varella faz palestra sobre Saúde

Publicado em 08 abril 2005

Popularizado através dos meios de comunicação por propagar regras básicas de saúde, o médico Dráuzio Varella é a principal atração hoje, a partir das 10 horas, da comemoração pelo 56º. aniversário da Cidade. Ele falará sobre Saúde e Qualidade de Vida, no Bloco Cultural, para cerca de 300 convidados da Prefeitura e da Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (RPBC), unidade da Petrobras, como parte das comemorações dos 50 anos de construção da primeira refinaria estatal do País.
Nascido em São Paulo em 1943, Varella é médico formado pela USP, com especialidade no tratamento de câncer.
Foi um dos pioneiros no tratamento da aids, especialmente do sarcoma de Kaposi, tendo participado de conferências internacionais e visitado serviços especializados no tratamento e prevenção dessa doença.
Em 1989, iniciou pesquisa sobre a prevalência do HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru e, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário dentro da cadeia. Entre outros livros, publicou o Estação Carandiru, que serviu de base para o roteiro do premiado filme do cineasta Hector Babenco.
Atualmente, dirige no Rio Negro (Estado do Amazonas) um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. Esse projeto é apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesp), vinculada ao Governo do Estado, e realizado nos laboratórios da Universidade Paulista (Unip).