Notícia

Esteta

Doutorado em Astrofísica de Altas Energias com Bolsa da FAPESP

Publicado em 17 março 2016

O grupo de Astrofísica de Plasmas e Altas Energias do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) oferece uma oportunidade de doutorado com Bolsa da FAPESP.

O aluno selecionado participará do Projeto Temático “Investigação de Fenômenos de Altas Energias e Plasma Astrofísicos: Teoria, Simulações Numéricas, observações e instrumentação para o Cherenkov Telescope Array (CTA)”.

O objetivo é estudar fenômenos de magneto-hidrodinâmica e altas energias em buracos negros, objetos compactos, estrelas, galáxias e aglomerados de galáxias, empregando técnicas analíticas e numéricas, e também atuar nos projetos CTA e ASTRI-CTA mini-array (www.iag.usp.br/astri) e LLAMA (www.iar.unlp.edu.ar/llama-web/project.htm).

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/1029/.

Os candidatos selecionados receberão até quatro anos de bolsa de doutoramento da FAPESP no valor de R$ 3.104,70. Outros benefícios também poderão ser fornecidos.

Os candidatos deverão enviar, em formato pdf, curriculum vitae, diploma de bacharel (ou comprovante de conclusão/certificado carimbado por autoridade da universidade) e boletim acadêmico. Além disso, os candidatos devem providenciar duas cartas de recomendação a serem enviadas diretamente por e-mail para a professora Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (dalpino@iag.usp.br). As inscrições serão aceitas até 30 de abril de 2016.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP