Notícia

Quimiweb

Dosimetria das radiações ionizantes em física médica

Publicado em 26 agosto 2021

Por Agência FAPESP

Como parte das atividades do Seminário de Física Aplicada com Aceleradores de Partículas, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) receberá amanhã (27/08) o pesquisador Hélio Yoriyaz, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), para apresentar o evento on-line “Dosimetria das radiações ionizantes em física médica”.

Serão abordadas as principais atividades de pesquisa e os trabalhos realizados pelo grupo de Dosimetria e Monte Carlo Aplicados à Física Médica do Ipen ao longo dos últimos anos, em especial no que se refere às aplicações radioterápicas.

O seminário também discutirá a protonterapia, seus desafios e as atividades do grupo voltadas para essa nova modalidade de tratamento de câncer. Em particular, será apresentado um projeto em parceria com o Laboratório de Análise de Materiais por Feixes Iônicos do IF-USP para o desenvolvimento de um protocolo de testes microdosimétricos para feixes de prótons em busca da redução de fontes de incerteza no planejamento protonterápico.

O evento é gratuito e será transmitido às 14 horas. O público interessado deve solicitar o link para acompanhar on-line pelo e-mail [email protected].

Mais informações: https://bit.ly/37YOcYb.

Fonte: Agência FAPESP