Notícia

Portal da TV Cultura

Doria participa da COP26 para debater medidas em prol da economia sustentável

Publicado em 31 outubro 2021

Por Da Redação

São Paulo foi o primeiro estado da América Latina a aderir às campanhas ‘Race to Zero’ e ‘Race to Resilience’, das Nações Unidas

O Governador de São Paulo João Doria (PSDB) participa entre este domingo (31) e a próxima terça-feira (2) da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia. Na reunião, representantes irão debater medidas para contribuir com projetos que aderem à economia sustentável.

São Paulo foi o primeiro estado da América Latina a aderir às campanhas ‘Race to Zero’ e ‘Race to Resilience’, das Nações Unidas. Durante a comitiva, serão apresentadas as diretrizes para o novo Plano Estadual de Mudanças Climáticas.

Em nota, o governo estadual destaca que “chega à COP26 para reafirmar o compromisso estadual com as metas do Acordo de Paris”. A determinação, aprovada em 2015, busca manter o aquecimento global abaixo dos 2ºC.

“Será anunciado o investimento de R$ 100 milhões em pesquisa para preservação da Amazônia, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e em parceria com outros governos subnacionais para que o país alcance resultados satisfatórios na área ambiental”, completa o texto.

“São Paulo também adotou medidas como a criação de uma nova modalidade do órgão de defesa do consumidor, o PROCON Ambiental, para fiscalizar a circulação de madeira ilegal no estado, e a regulamentação do programa CADMadeira, cadastro de pessoas jurídicas que comercializam produtos derivados da flora brasileira para identificar a origem das matérias-primas”, conclui o governo paulista.