247 - O projeto de lei orçamentária do Estado de São Paulo para 2021 prevê a retirada de R$ 454 milhões do montante enviado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A entidade financia a pesquisa científica no estado.
Em novembro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgou vídeo prometendo não executar cortes no orçamento da instituição.
O governo do estado afirma, porém, que editará decretos complementares após a aprovação do orçamento para o ano que vem e, desta forma, cumprirá a promessa feita pelo governador.
Candidato a prefeitura de São Paulo em 2020 pelo PSOL, Guilherme Boulos se manifestou no twitter contra o corte de verbas. "Absurdo! Doria vai retirar quase meio bilhão do orçamento da Fapesp pra 2021. Isso depois de gravar um vídeo em novembro negando que haveria o corte. Não sei o que é pior, a falta de compromisso com a verdade ou com a ciência", escreveu.
O conhecimento liberta. Saiba mais
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio