O registro “. br ” nasceu antes da primeira conexão de Internet no Brasil e foi dedicado inicialmente a grupos que operavam redes acadêmicas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e utilizada para identificar máquinas do ambiente acadêmico.
Desde sua criação em 1989, ou seja, já com seus 33 anos de existência, o país soma mais de 5 milhões de domínios e opera no Brasil pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC. br) ocupando a quinta posição no mundo e, entre essa quantia, cerca de 1,5 milhão são protegidos com a tecnologia (Domain Name System SECurity extensions).
No registro “. br ” é possível registrar cerca de 130 opções diferentes cobrindo setores e atuações específicas, tais como: artes “ art. br ”, organizações não governamentais: “ ong. br ”, ecologia “ eco. br ” entre outros.
Na linha do tempo, o registro “. br ” cresceu de forma exponencial passando de 851 domínios registrados em 1995 para 7.500 nomes no mês de dezembro de 1996 atingindo rapidamente a marca de 1 milhão de registros.
No ano de 2010 a quantidade de domínios brasileiros dobrou e o mesmo se repetiu em 2012 quando bate o recorde de 3 milhões chegando aos 5 milhões de domínios recentemente.