Notícia

O Serrano online

Domingo termina prazo para se inscrever no processo seletivo do novo curso Univesp/USP

Publicado em 26 junho 2010

Candidatos ao curso de especialização Ética, Valores e Saúde na Escola devem se inscrever pela internet Saque dos abonos salariais do PIS/Pasep pode ser feito até quarta Os mais de 706 mil trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep têm até a próxima quarta-feira (30) para retirar o dinheiro (R$ 510).

O Ministério do Trabalho estima que vai pagar mais de R$ 360 milhões com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Têm direito ao benefício todos os brasileiros cadastrados no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que trabalharam em 2008 com carteira assinada por pelo menos 30 dias, ganhando até dois salários mínimos.

Além disso, deve ser informada corretamente a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Para sacar o benefício, o trabalhador deve procurar uma agência da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do Pasep, e apresentar um comprovante de inscrição no programa.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) receberá até este domingo, 27, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização Ética, Valores e Saúde na Escola, realizado pela USP, através da EACH. Firmado em uma parceria do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) com a Universidade de São Paulo (USP), o curso tem o objetivo de oferecer elementos aos profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética, que visem à cidadania e ao respeito à diversidade humana, com foco em temáticas de saúde.

O curso também oferecerá uma base de conhecimentos sobre saúde, estigmatização e avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre a epilepsia e outras enfermidades de natureza neurológica, além das possibilidades de tratamento e convivência.

Serão 350 vagas distribuídas em quatro cidades do Estado: São Paulo, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto. O curso terá duração de 15 meses e carga horária de 480 horas - sendo 360 de atividades didáticas e 120 para elaboração de monografia. Como utiliza Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), 50% das atividades do curso serão à distância e os outros 50% serão presenciais, com utilização intensiva da internet, da Univesp TV e material impresso. As vagas serão organizadas em turmas constituídas por grupos, que terão locais e horários de aulas presenciais.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br). Após o preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deve pagar uma taxa de R$ 50,00 na rede bancária. O boleto de pagamento terá validade até o dia 28, segunda-feira. O candidato deve preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: ser portador de diploma de ensino superior e ser professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional no Estado de São Paulo em exercício.

O ingresso no curso será realizado por processo de seleção classificatório, com o aproveitamento dos candidatos classificados até o limite de vagas fixadas para cada grupo, obedecendo às normas do edital. Prova A prova será realizada no dia 18 de julho, domingo, na cidade que o candidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias, em local e horário a serem divulgados no site da FUVEST.

O exame será constituído por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 pontos. O candidato deverá exibir no momento de realização da prova, obrigatoriamente, cédula de identidade original em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, assinatura e demais dados. Matrículas A matrícula dos candidatos convocados ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, no local de realização do curso para cada turma, em horário e endereço que serão informados no site da FUVEST.

Os aprovados deverão apresentar 2 fotos 3x4 recentes e 1 cópia, acompanhada dos originais, de cada um dos seguintes documentos: I - diploma de curso superior II - três últimos demonstrativos de vencimento ou atestado comprovando estar em efetivo exercício da função docente/administrativa em escola de educação infantil, fundamental, média ou profissional no Estado de São Paulo III - cédula de identidade IV - certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino V - comprovante de endereço.

Início das aulas

Para todas as turmas o início das aulas está agendado para agosto de 2010. Univesp O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, Unicamp e UNESP - e com o Centro Paula Souza.

A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a FAPESP, a Fundap e a Procuradoria Geral do Estado. Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos.

À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados. Já estão em andamento, no âmbito do Programa Univesp, o curso de Pedagogia em parceria com a UNESP e o curso de idiomas (inglês e espanhol) no Centro Paula Souza. Para o segundo semestre deste ano a USP prepara sua primeira graduação em parceria com a Univesp - o curso de licenciatura em Ciências, inédito no país.