Notícia

Unesp

Dois projetos da Unesp são selecionados na chamada Fapesp e CNRS

Publicado em 05 abril 2013

A Fapesp e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, anunciam o resultado da chamada para seleção de propostas de intercâmbio de pesquisadores entre o Estado de São Paulo e a França no biênio 2013-2014, publicada no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições.

Foram aprovadas sete propostas, em diversas áreas de conhecimento científico e tecnológico. Duas delas são da Unesp.

Uma delas, sob responsabilidade de Leandro Martins, do Instituto de Quimica de Araraquara, com parceria com Valerie Briois Soleil, tem como título ‘Combinação de técnicas espectrópicas resolvidas no tempo aplicadas ao estudo estrutural de catalisadores com porosidade hierárquica’, área de Engenharia II.

A outra, coordenada por Maria Valnice Boldrin Zanoni, do mesmo Instituto, em parceria com Alain Devaux, da Université Claude Bernard Lyon, intitula-se ‘Avaliação dos riscos ambientais da tintura de rede 1 dispersos em rios brasileiros’, na área de Química.

Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 24 meses. A vigência dos processos deverá estar entre 1º de março de 2013 e 28 de fevereiro de 2015.

Considerando o exercício contábil do CNRS, os pesquisadores franceses devem utilizar os recursos do Centro impreterivelmente antes de 1º de janeiro de 2015.

A FAPESP e o CNRS destinarão recursos de até € 7 mil anuais, pela vigência estabelecida na concessão, para cobrir despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro-saúde).

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/7401

Assessoria de Comunicação e Imprensa, com informações da Agência Fapesp