Notícia

RBN 94,3 FM

Dois novos testes de covid criados no Brasil são patenteados

Publicado em 09 novembro 2021

Por Redação

Pesquisadores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) patentearam dois novos testes para detecção do novo coronavírus na saliva. Ambos têm alta sensibilidade e, se produzidos em larga escala por empresas parceiras, podem possibilitar a testagem em massa da população brasileira – solucionando um dos gargalos para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Uma das tecnologias envolve um sensor eletroquímico que permite fazer uma análise quantitativa da proteína spike (espícula) na saliva do paciente. “Esse é um modelo de teste rápido e portátil. Tem grande sensibilidade e se assemelha aos dispositivos que medem a quantidade de glicose [glicosímetro], utilizados por diabéticos. Nele, um sensor eletroquímico capta a proteína spike e o resultado pode ser acessado, em questão de minutos, por meio de um aplicativo de celular”, conta Ronaldo Censi Faria , pesquisador do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar e coordenador do projeto.

Uma grande vantagem em relação aos testes de antígeno já disponíveis é o fato de o novo método dispensar a coleta de secreção por swab nasal (cotonete longo inserido pelo nariz).

O outro teste desenvolvido pela equipe detecta na saliva o RNA do vírus com precisão semelhante à do RT-PCR – exame considerado padrão-ouro para diagnóstico da covid-19. No entanto, trata-se de um método mais rápido e econômico, pois usa menos reagentes.

Outra vantagem da inovação está em permitir que mais amostras (de diferentes pacientes) sejam verificadas ao mesmo tempo. Para tanto, foi adaptada a plataforma ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática, na sigla em inglês), amplamente utilizada em laboratórios de análises clínicas de todo o Brasil.

Essa técnica é geralmente usada para fazer testes imunoenzimáticos, que permitem a detecção de anticorpos específicos para um determinado patógeno. A plataforma é composta por uma placa com 96 pequenos poços nos quais fica aderida uma proteína viral capaz de ser reconhecida pelo sistema imune humano, o que permite analisar amostras de 96 indivíduos ao mesmo tempo, garantindo agilidade no diagnóstico.

“O pulo do gato da técnica que desenvolvemos foi adaptar o equipamento, geralmente usado para detecção de anticorpos, para fazer a leitura de material genético [RNA] do vírus. Isso é uma novidade que nunca tinha sido desenvolvida. Como o método ELISA é muito difundido e está disponível em qualquer laboratório de análises clínicas do país, seu uso traria maior capilaridade e agilidade no diagnóstico da covid-19. No futuro, pretendemos aproveitar essa inovação no desenvolvimento de testes para outras doenças”, diz o pesquisador à Agência FAPESP.

Faria ressalta que a agilidade também está relacionada com o fato de o novo teste pular algumas etapas do RT-PCR, método que requer a extração do material genético, depois um processo de transcrição do RNA em DNA e, por último, a amplificação (multiplicação) do DNA.

“O teste que desenvolvemos é mais direto. Detectamos o material genético por meio de partículas magnéticas atraídas por ímãs e, ao adicionar o reagente, obtemos uma cor que vai indicar se é positivo ou negativo”, explica.

Tanto o teste eletroquímico rápido quanto o modelo colorimétrico, que possui a precisão do RT-PCR, utilizam partículas magnéticas atraídas por ímã. “Modificamos essas partículas de tal forma que elas conseguem ‘pescar’ o alvo, seja a spike, seja o RNA viral. O método que captura a espícula é eletroquímico, uma resposta de corrente é gerada quando a proteína do vírus é detectada. Já no outro, depois da captura do RNA, utilizamos um reagente que vai gerar cor à amostra quando o resultado for positivo”, conta.

De acordo com Faria, essa estratégia confere maior sensibilidade ao teste. “É ela que possibilita o diagnóstico mesmo com concentrações baixas de material genético na amostra. As partículas magnéticas são o cerne dos métodos que desenvolvemos”, diz.

Os dois projetos tiveram apoio da FAPESP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Uma fábrica de novos testes

O Laboratório de Bioanalítica e Eletroanalítica (LaBiE) da UFSCar tem desenvolvido uma série de outros testes. De acordo com Faria, a metodologia usada no caso da covid-19 é uma adaptação de dispositivos que estão sendo criados para diagnosticar doenças como câncer, leishmaniose, hanseníase, zika e Alzheimer.

“O teste eletroquímico é praticamente uma adaptação para a covid-19 de outro dispositivo que fizemos para detectar Alzheimer. Já o teste colorimétrico, que se compara em precisão ao RT-PCR, é uma tecnologia completamente nova, não tínhamos pensado ainda nesse modelo para nenhuma outra doença”, conta.

O pesquisador conta que costuma trabalhar em parceria com médicos e especialistas de outras áreas. O dispositivo para detecção do Alzheimer, por exemplo, foi uma colaboração com a professora Márcia Cominetti , do Departamento de Gerontologia da UFSCar. Já os testes de covid-19 foram desenvolvidos com o grupo da professora Ester Sabino , docente da Faculdade de Medicina e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, além de Matias Melendez, hoje pesquisador no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Antes de terem as patentes depositadas, os dois testes para detecção do SARS-CoV-2 foram validados em amostras de saliva de pacientes atendidos em hospitais de São Carlos e São Paulo, ambos chegando a uma sensibilidade superior a 90%. Os pesquisadores agora pretendem criar parcerias para utilizar o método colorimétrico em escolas das duas cidades.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo Folha.com Jornal Primeira Página Jovem Pan A Tribuna (ES) Correio do Povo (Porto Alegre, RS) Diário do Poder Portal da TV Cultura SBT Interior SBT Interior Veja online Portal R7 UOL A Cidade On (São Carlos, SP) UFSCar Campus Araras São Carlos Agora São Carlos em Rede São Paulo de Fato O Documento online Voz MT Brazilian Press (EUA) online Leia Notícias Portal da Cidade (Registro, SP) Vale em Ação Investe São Paulo Rápido no Ar Jornal da Região (Jundiaí, SP) online Diário do Ribeira Hora Campinas BandMulti Refugo RCI Araraquara Portal Hortolândia Notícias Botucatu Folha da Região (Araçatuba, SP) online Benefícios News Diário do Litoral (Santos, SP) online RC 8:32 APM- Associação Paulista de Medicina Galileu online Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa 2A+ Farma Agência de Notícias – Defesa FA Notícias Portal Correio Política JP Metro Jornal online Farol da Bahia Blog Lidianópolis News Blog Tangará Acontece Blog do Mano Porto Ferreira Hoje RM Consult Portal Intelectual Algomais online Beto Ribeiro Repórter Tribuna da Imprensa online Guarantã News Roraima 1 Portal Celino Neto Gazeta Regional TV & VC? Notícias Botucatu Rainha da Notícia DN1 Saúde Brasília Dia a Dia Nordeste Panorama Farmacêutico São Carlos Dia e Noite Bomba Bomba Giro Curimataú SaúdeMS Blog DJ Aildo Paulo Publicidades Blog do Jasão Camisa 10 News BA O Dia (SP) Informa Paraíba PHB Webcidade Blog do Fred Braga Poder360 O Comunicador Blog do DJ Bigode Blog do BG Play Crazy Game Jornal Primeira Página online WSports Z1 Portal de Notícias NewsLab online Jornal da Ciência online Capital Entorno O Servidor Público Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal Roma News Poder no Quadrado Blog Saúde e Dicas Blog Jornal da Mulher Blog Nossa Voz Regional Revista Amazônia Saense Blog Várzea Nova Minha Terra Jovem Sul News Virou Notícia MS MSN (Brasil) Arinos Notícias Casa de Notícias Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I FOCEP Brasil Portal do Zacarias Maracaju Speed Play Crazy Game Olhar Digital Portal Gazeta Gospel Jornal da Ciência online Ata News Mix Vale Jornal de Itatiba online Jornal Folha Noroeste Veja São Paulo online Jornal da Orla online A Crítica (AM) online São Carlos Agora Diário da Saúde Toluna (França) Agrosoft Porto Alegre 24 Horas Rádio Uau Éter 7 News LIM - Laboratórios de Investigação Médica Giro Goiás Gazeta de Rio Preto online Agência Brasil China De Fato Rondônia Acontece Botucatu Impacto Notícias Acontece Agora Online O Acre Agora O Atual Amazônia Press Giro Marília Bem Notícias IG - Saúde Real Time News UCR - Universidad de Costa Rica Folha Povo Itatiaiuçu It News MS Piauí Noticias LabNetwork Augusto Urgente Belém online Augusto Urgente - Jaco & Bina BonitoNet MidiaMax Diário do Pará online Bahia.ba Portal da Enfermagem Noticias de Contagem online Quimiweb Play Crazy Game MT Notícias Andifes Diário Potiguar Bem Pra Você Oficial Saúdeinevidência Saúde em Tela Rede TVTEC Portal RBN