Notícia

EPTV

Doenças do coração vão ser pesquisadas em Ribeirão

Publicado em 15 setembro 2007

Objetivo do estudo é conhecer as principais doenças cardíacas que atingem a população de RP


Um estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e desenvolvido pela escola de enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), vai pesquisar as doenças cardíacas na população de Ribeirão Preto. O levantamento está previsto para ser concluído no final de 2008.

O objetivo do programa é conhecer quais são as principais doenças cardíacas que atingem a população. Para isso, 1.205 pessoas com idade acima de 30 anos serão monitoradas durante um ano na cidade. "Nós sabemos através de vários estudos já feitos que, em geral, as doenças crônicas começam a se manifestar a partir desta faixa etária", explica a supervisora da pesquisa Isabel Martins de Freitas.

A dona-de-casa Marlene Paladini de Godoy é uma das selecionadas para participar do estudo. Ela respondeu ao questionário detalhado, que apura de informações sócio-econômicas ao histórico de saúde familiar. A equipe também faz exames e verifica a pressão arterial e o diabetes.

A coordenadora da pesquisa, Suzana Alves de Moraes, diz que o levantamento é inédito e que o atendimento público aos doentes cardíacos poderá ser planejado com mais eficiência. "Com isso, será mais fácil saber quais são os problemas, quais as pessoas ele atinge e como estão os indicadores das doenças do coração na região de Ribeirão Preto", explica.