Notícia

Jornal da Unesp

Docentes se reúnem com diretores da Peugeot Citroën

Publicado em 01 março 2013

Por Alice Falanga

A Agência Unesp de Inovação (Auin) realizou, no dia 5 de fevereiro, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope), reunião com docentes das diversas áreas de Engenharia da Unesp. O evento contou com cerca de 30 pesquisadores, além de diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Peugeot Citroën.

No encontro, foi discutida a apresentação de propostas para criação de um Centro de Pesquisas em Engenharia voltado para o desenvolvimento de motores a combustão movidos a biocombustíveis. Para Vanderlan Bolzani, diretora da Auin, a oportunidade é de extrema importância para o desenvolvimento de um ambiente científico-tecnológico em solo nacional. “Esta chamada pública permitirá um olhar diferenciado para a engenharia brasileira”, comenta.

O aporte financeiro previsto para o período de apoio é de, no mínimo, R$ 1,6 milhão por ano, dividido em partes iguais entre as duas instituições parceiras (Fapesp e Peugeot Citroën). O prazo para apresentação das propostas vai até 29 de março. A divulgação das propostas selecionadas está prevista para 31 de julho.

Mulheres Cientistas

Vanderlan Bolzani, diretora da Auin, participou, de 12 a 14 de fevereiro, em Boston, Massachusetts, EUA, do Seminário “Brazil/ US Women Scientists and Engineers”. Com 12 pesquisadoras brasileiras convidadas pela Capes (Coordenadoria de Aprimoramento de Pessoal do Ensino Superior), o evento, organizado em parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, discutiu propostas para estimular a formação de maior número de mulheres brasileiras nas Ciências e nas Engenharias.

Mais informações no link: http://www.fapesp.br/7348