Notícia

Jornal de Piracicaba online

Docentes participam de workshop internacional

Publicado em 27 maio 2014

Docentes do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP/Esalq participam nesta terça-feira (27/05) de workshop sobre mudanças climáticas.

 

O evento internacional terá a presença de Tsai Siu Mui, atual diretora do Cena, e Carlos Cerri, docente da instituição. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

 

O evento tem como objetivo a troca de experiências resultantes de estudos nestas áreas de conhecimento. Durante o workshop serão discutidos temas como os impactos das mudanças climáticas nas safras e na produção de alimentos no Brasil e no mundo.

 

Também haverá discussões sobre os resultados de pesquisas desenvolvidas para avaliar o impacto das mudanças climáticas futuras em colheitas de soja, milho, café, cana-de-açúcar e forragens.

 

Docente do laboratório de Biologia Celular e Molecular e primeira mulher a comandar o Cena/USP, Tsai irá abordar em sua palestra o ‘Impacto da mudança do uso da terra nos trópicos sobre a dinâmica da diversidade microbiana, composição e distribuição’.

 

Já Cerri, professor do laboratório de Biogeoquímica Ambiental, falará sobre o ‘Estoque de carbono do solo e mudanças no uso da terra para o cultivo da cana no Brasil’.

 

Ainda durante o evento, serão apresentados trabalhos sobre os impactos das mudanças do uso da terra na dinâmica da diversidade microbiana do solo, no ciclo do carbono e no estoque de carbono do solo.

 

O workshop, que terá cunho internacional e contará com a presença de pesquisadores de várias universidades norte-americanas e representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, será encerrado com uma mesa redonda que terá como tema ‘Desafios do passado para o futuro’.

 

Informações no site da Fapesp.