Notícia

Jornal O Imparcial (Araraquara, SP)

Docentes do IQ/Unesp eleitos para Academia Brasileira de Ciências

Publicado em 09 dezembro 2012

Varela e Longo lecionam no Instituto de Química de Araraquara

A Assembléia Geral da Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu, em dezembro, 36 cientistas de excelência, em todas as áreas contempladas pela Academia para integrar seus quadros como Membros Titulares e Correspondentes. A cerimônia de posse será no dia 7 de maio de 2013. Dois deles são da Unesp. Na área de Ciências Físicas, foi escolhido José Arana Varela e, na de Ciências Químicas, EIson Longo da Silva. Ambos são professores do Instituto de Química, Câmpus de Araraquara.

Eleição O processo de seleção começa com a indicação de candidatos, que pode ser feita apenas por Membros Titulares da ABC, por meio do sistema eletrônico de votação ou por carta. Todos os indicados são avaliados por seus pares, ou seja, os Membros Titulares da seção a que pertence o candidato. A tabela com as notas recebidas por cada candidato foi encaminhada para a Comissão de Seleção, que se reúne na sede da ABC para decidir quantas vagas serão abertas para cada seção e para preparar a cédula de votação. Os indicados que passam por essa primeira fase têm seus nomes inscritos nas cédulas de votação, onde também está citado o número e vagas para cada seção. Essa cédula é encaminhada a todos o Titulares da ABC, que escolhem os novos membros entre os candidatos listados.

OS ESCOLHIDOS:

- José Arana Varela É graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física’ pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington. Professor titular do Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara, é pesquisador 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). É membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado ‘de São Paulo (Fiesp), membro da Sociedade Brasileira de Física, da World Academy of Ceramics, da American Ceramie Society e da Materials Research Society. Recebeu vários prêmios e honrarias, entre as quais o Prêmio Epsilon de Ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro, e o Prêmio Scopus Elsevier, pela sua contribuição para a ciência no Brasil. É diretor-presidente do Conselho Técnico- Administrativo da Fapesp.

- Elson Longo Assistente Técnico de Gabinete e Professor Vinculado a Pós-Graduação do IQ e POSMAT da Unesp. Professor Emérito, Titular e Professor Vinculado à Pós- Graduação do DQ eDEMa UFSCar, doutor em Físico- Química pelo Instituto de Física da USP-São Carlos, publicou mais de 724 artigos em revistas internacionais, com 9.558 citações, possui 18 pedidos de privilégios e gerou mais de 700 trabalhos em congressos nos últimos 13 anos. Desenvolveu mais de 42 projetos e convênios com os governos Federal e Estadual, e também com empresas (só com a CSN foram mais de 45 Projetos). Orientou e co-orientou mais de 65 teses e dissertações. Recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas. Mantém forte intercâmbio com instituições nacionais e internacionais de pesquisa na Espanha, França, EUA e Itália. Atualmente o Coordenador do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Materiais em Nanotec-j nologia (CNPq/FAPESP), Diretor do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (Fapesp), que foram concebidos para o desenvolvimento de pesquisa básica e tecnológica, ensino e transferência de tecnologia ao setor privado. Membro da Acaçademia Internacional de Cerâmica (World Academy of Ceramics). Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).