Notícia

Tudo Rondônia

Docentes da UNIR têm projetos aprovados no edital Amazônia +10 (173 notícias)

Publicado em 16 de dezembro de 2022

Governo do Tocantins Portal Antenados Portal Você Online Morato Hoje Mustach Novo Cantu Notícias Portal Antenados Blog da Amazônia CGN Iporã News Gazeta do Cerrado Revista TAE - Tratamento de água e efluentes GMais Notícias Conexão Tocantins Al1 Agência Alagoas Correio dos Municípios (AL) Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão Primeira Edição online Acontece no RS Acontece no RS Folha da Minha Sampa Alagoas Agora online Amazônia Brasil Rádio Web Blog de Rocha Gazeta24h (Lauro de Freitas, BA) Conexão Brasília Oeste 360 TV Cariri Agita Brasília CABN - Central Afap Brasil de Notícias InforCia Pará News Alô Brasília online TV Cariri FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina Fapespa - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas Portal do Marcos Santos Agência Amazonas Amazônia Sem Fronteira Portal CT - Cleber Toledo Chumbo Grosso Gazeta Play Clique Piripiri Gazeta do Estado (Goiânia, GO) online Oeste 360 FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba Portal Fatos e Notícias Real Radio Tv Brasil Leal Junior TV Cariri O Presente online SETI - Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Paraná) A União online Notícias UEM - Universidade Estadual de Maringá É Assim Informe Manaus Portal Informe Digital Portal Casa Nova Portal Zukka Brasil Show de Bola Brasil UFT - Universidade Federal de Tocantins O Girassol online Blog Ivan de Colombo O Popular do Paraná online Oficial News Dipu - Diário Popular (São Paulo, SP) eCycle UFABC Quarteto Rádio Web Destaque Jornal Roraima na Rede A Notícia Digital Diário em Foco Clic Noroeste Garanhuns Notícias Transmitindo TaubatéOn Panorâmica News TV Caparaó Oficial News Roraima na Rede Diário em Foco Jeremoabo.com.br Clic Noroeste Diário de Notícias Web Portal NA - Nécessaire Affaires A Notícia Digital Jornal Tabloide online (Cotia, SP) TV Interbam Cotia 24 horas O Repórter Regional online Portal CM News FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás Cabreúva Online Gazeta dos Municipios online Pelo Mundo DF Destaque Jornal Roraima na Rede Acontece no RS DM Anápolis online Transmitindo Garanhuns Notícias Conexão Na Cidade Portal de Notícias GNC News News Rondônia Jaru Online Tribuna Top ND1 Portal News Cidades Diário Goianiense Notícia Diária Mirante da Bocaina Panorâmica News ND1 Diário de Notícias Web Grupo Bom dia Portal NA - Nécessaire Affaires Portal de Notícias GNC News Clic Noroeste Diário em Foco Água Fria Notícias Publica DF Manchete Política Jundiaí Online Água Fria Notícias Papo de Imprensa Grupo Bom dia Dipu - Diário Popular (São Paulo, SP) Portal Globo Cidade Água Fria Notícias Rondônia On Portal do Zacarias Portal de Notícias GNC News O Melhor da Cidade Portal UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Brasil Agora Alagoas ao Vivo RolNews Rondônia Dinâmica ACERVO

Os projetos, com investimento de aproximadamente R$ 42 milhões, irão mobilizar 137 grupos de pesquisa com investimentos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 19 Estados brasileiros, entre os quais está Rondônia, por meio da UNIR e da Fapero

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) teve três projetos aprovados pelo edital Amazônia +10. Os projetos dos docentes da UNIR estão entre os 39 selecionados pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que buscou propostas de estudos sobre território, povos da Amazônia e fortalecimento de cadeias produtivas. Os projetos, com investimento de aproximadamente R$ 42 milhões, irão mobilizar 137 grupos de pesquisa com investimentos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 19 Estados brasileiros, entre os quais está Rondônia, por meio da UNIR e da Fapero.

Iniciativa Amazônia +10 é um projeto do Confap e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa científica em instituições de ensino e pesquisa sobre os problemas atuais da Amazônia, com foco no estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável da região, além de promover a interação natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Amazônia.

Gestão territorial e sustentabilidade - Um dos projetos aprovados pela UNIR é intitulado “Caracterização socioambiental, diagnóstico da gestão territorial e análise do potencial de sustentabilidade na região do Vale do Guaporé, estado de Rondônia: desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável, gestão da água e educação ambiental”. Tem como foco a linha de pesquisa “Povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas”, e será executado em parceria com a Unioeste, Ifap e UFSCar, com fomento da Fapero, Fapesp, Fundação Araucária e Fapeap.

A coordenadora, professora Nara Luisa Reis, destaca a importância da execução do projeto e da participação da UNIR no Amazônia +10 em conjunto com outras instituições de ensino e pesquisa. “O objetivo é melhorar compreensão dos aspectos socioambientais da região do Guaporé e contribuir para a sustentabilidade de comunidades amazônicas”, explicou.

Emissão de carbono e aquicultura - Outro projeto aprovado pela UNIR é o “Pegada de Carbono e Impactos da Expansão da aquicultura na Amazônia”. A professora Carolina Rodrigues da Costa Doria, docente no curso de Biologia da UNIR, é uma das coordenadoras. Para ela, “a partir de parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais a UNIR pode se fortalecer e desenvolver projetos de pesquisa de grande importância regional, além de promover a capacitação de recursos humanos locais”.

Neste projeto será avaliado o ritmo e as implicações do rápido crescimento da aquicultura para a pegada de carbono (metodologia para medição da emissão de gases de efeito estufa) em duas regiões amazônicas com indústrias de aquicultura emergentes e contrastante. O projeto visa promover a sustentabilidade do sistema alimentar abordando a trajetória da expansão da aquicultura na Amazônia, o impacto da aquicultura na Amazônia nas emissões e remoções de carbono e como a pegada de carbono da aquicultura na Amazônia se compara a alimentos alternativos de origem animal.

“Nossa proposta avança no desenvolvimento de sistemas rurais-urbanos resilientes e se relaciona com temas de sustentabilidade, incluindo o aumento da produção de alimentos e a redução dos riscos climáticos. As discussões e resultados do projeto trarão importantes contribuições para a elaboração de estratégias para reduzir os custos ambientais da expansão da aquicultura na Amazônia, melhorar as práticas de manejo da aquicultura e também integrar essas atividades com a proteção e manutenção dos serviços ecossistêmicos”, comenta a coordenadora.

Política e sustentabilidade na Amazônia - O terceiro projeto aprovado por pesquisadores da UNIR chama-se “Governança policêntrica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na Pan-Amazônia” e visa atender ao item “Avanços no entendimento das estratégias de governança socioambiental e orientação das políticas públicas governamentais locais”, que consiste numa das diretrizes estipuladas pelo Amazônia + 10.

O docente João Paulo Viana, do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais (DACS/UNIR), é um dos coordenadores do projeto, que conta ainda com a colaboração da professora Patrícia Vasconcellos, também do DACS. Ele explica que se trata de uma parceria de três grupos de pesquisa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ: OPSA, OIMC, LEGAL e seus respectivos parceiros. João Paulo coordena localmente o LEGAL - Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal, que possui sede em Macapá e desenvolve atividades em nove estados com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

Esse projeto conta com a parceria de sete universidades públicas da Amazônia Legal e seu “objetivo fundamental é a criação do Monitor Político de Sustentabilidade na Amazônia (MoPSA), uma plataforma virtual que reunirá informações e análises sobre visões e ações dos diferentes agentes e instituições estaduais, nacionais e estrangeiras sobre a questão do desenvolvimento sustentável na Pan Amazônia. Assim, caberá ao LEGAL o monitoramento da agenda para a Amazônia dos governos federal e dos governos estaduais da região”, detalha.

Além disso, o professor ressalta a importância da disseminação de análises, informações e conhecimento do que vem sendo efetivado em termos de ações para a Amazônia Legal. “Esperamos uma grande visibilidade no conhecimento produzido, principalmente nos estados envolvidos no projeto, especialmente nos temas das mudanças climáticas, defesa da ciência e da democracia. E sendo a UNIR uma das principais universidades públicas da região Amazônica, no contexto de uma concertação de instituições em nosso projeto, nossa participação insere-se como fundamental e imprescindível para uma melhor compreensão da agenda rondoniense para a Amazônia”, conclui o coordenador.