Notícia

Unesp

Docentes da Unesp se reúnem com diretores da Peugeot Citroën

Publicado em 05 fevereiro 2013

Por Alice Falanga

A Agência Unesp de Inovação (Auin) realizou no dia 05 de fevereiro, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope), reunião com  docentes das diversas áreas de engenharia da Unesp. O evento contou com cerca de 30 pesquisadores, além da presença de diretores da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Peugeot Citroën.

Os pesquisadores tiveram a oportunidade de elucidar todas suas dúvidas em relação à chamada pública anunciada em novembro do ano passado a partir da parceria firmada entre a Fapesp e a Peugeot Citroën . As duas instituições esperam receber até o final de março o maior número possível de projetos que visam à criação de um Centro de Pesquisas em Engenharia voltado para o desenvolvimento de motores a combustão movidos a biocombustíveis. “Uma chamada pública como essa representa uma mudança de paradigmas na relação universidade-empresa” salienta a pró-reitora de Pesquisa Maria José Soares Mendes Giannini.

Flavio Gomes Dias, coordenador de produto da Peugeot Citroën do Brasil Automóveis, explica que o Centro de Pesquisas tem por objetivo desenvolver motores de combustão interna adaptados ou projetados especificamente para biocombustíveis. “Acreditamos na possibilidade de criar motores movidos a biocombustíveis, e não somente adaptar motores a gasolina, como vinha sendo feito pelas montadoras nos últimos anos” sublinha Franck Turkovics , gerente da Peugeot Citroën (PSA) que vê o Brasil como o principal polo de competência automotiva em biocombustíveis e materiais verdes”

A importância do projeto que sediará um Centro de porte internacional, foi ressaltada durante a apresentação de Douglas Eduardo Zampieri, coordenador da área de Pesquisa para Inovação da Fapesp: “O que buscamos neste acordo de cooperação para pesquisa é o comprometimento, e não só participação da comunidade científica do Estado de São Paulo”.

Para tanto, Marcelo dos Santos Pereira, diretor da Faculdade de Engenharia da Unesp Câmpus de Guaratinguetá, analisa ser fundamental a criação de uma equipe que misture a experiência de pesquisadores e docentes Pós Doc, com a ousadia dos estudantes. “É imprescindível detectarmos nossas competências e melhorarmos os pontos faltantes para desenvolvimento de um projeto original e competitivo”. Completa o docente responsável por gerenciar o desenvolvimento projeto em nome da universidade.

Baseado no modelo dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da Fapesp, o Centro de Pesquisa em Engenharia será sediado em uma ou mais instituições de pesquisa no Estado de São Paulo e terá apoio da Fundação e da Peugeot Citroën por até dez anos.

Para Vanderlan Bolzani , diretora da Agência Unesp de Inovação, a oportunidade é de extrema importância para o fomento ao desenvolvimento de um ambiente científico-tecnológico em solo nacional. “Estou muito feliz de ver empresas montando centros de pesquisa em nosso país. Esta chamada pública permitirá um olhar diferenciado para a engenharia brasileira”, conclui.

O Centro de Pesquisa em Engenharia

Com sede em instituição de pesquisa do Estado de São Paulo, o Centro será co-financiado pela Fapesp e Peugeot Citroën por até dez anos para desenvolver projetos sobre motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis e sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.

Também são de interesses temas como: novas configurações de motores movidos a diferentes biocombustíveis, incluindo veículos híbridos (que possuem mais de um motor – elétrico e a gasolina, por exemplo), redução de emissões de gases e aspectos econômicos, ambientais e sociais relacionados aos biocombustíveis.

O aporte financeiro previsto para o período de apoio é de, no mínimo, R$ 1,6 milhão por ano, divididos em partes iguais entre as duas instituições parceiras.

O prazo para apresentação das propostas termina no dia 29 de março. A divulgação das propostas selecionadas está prevista para o dia 31 de julho.

O regulamento completo pode ser encontrado no link
http://www.fapesp.br/7348

Agência Unesp de Inovação