Até o dia 20, sexta-feira, acontece em Sao Paulo 15ª Edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne [Feicorte], onde diversos docentes da FMVZ da Unesp de Botucatu, estarão fazendo palestras.
Luiz Roberto Furlan, professor de biotecnologia da Faculdade de Medicina Veterinária - FMVZ, estará falando do 'Boi do Futuro", em um painel onde participarão ainda empresarios do setor e outros pesquisadores, na sexta-feira.
Nesse mesmo evento, nesta quinta-feira, 18, a zootecnista e professora da FMVZ Samira Rodrigues Baldin, mestre em nutrição e produção animal, estará fazendo palestra às 20h00, com o tema "Boas Práticas de Manejo na Propriedade Rural".
O professor João Paulo Franco da Silveira, também nesta quinta-feira, fará a palestra "Técnica de Ensilagem - Como não errar"
A professora Carolina Tobias Marino, fez palestra na terça-feira, sobre a "Sanidade do Rebanho - Uma necessidade Mundial"
O 'Boi do Futuro' que o professor Furlan abordará na sexta, é um milionário projeto patrocinado pela Unesp, Fapesp e o setor pecuário privado, [entre eles a Central Bela Vista, em Pardinho], no sequenciamento genético do boi.
Graças a esse trabalho estão surgindo carnes mais saudaveis e macias em bovino precoce, com menos tempo no pasto e na ração, oferecendo mais lucro para os pecuaristas e os frigorificos.
Furlan fala no dia 19 de junho [sexta-feira], a partir das 14h. O espaço será dedicado às discussões de pontos como as necessidades do mercado, tendências, as novas tecnologias para a produção de carne, avanços na genética, mudança de paradigmas do mercado, dentre outros aspectos estratégicos para o segmento.
200 empresas
A Feicorte 2009 reunirá 200 empresas expositoras atuantes nas áreas de genética, saúde e nutrição animal, órgãos de desenvolvimento e pesquisas, máquinas e equipamentos, frigoríficos, balanças e troncos, entidades representativas, dentre outras.
A feira abrigará 4.000 animais de 18 raças bovinas, 4 ovinas e 2 caprinas. Na ocasião haverá julgamentos de todas as raças e cerca de 15 leilões. Acontece no Centro de Exposições Imigrantes km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes Horário: 9h às 21h - Entrada gratuita.