Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

Docente lança livro "Da Clínica do Desejo a Sua Escrita"

Publicado em 21 outubro 2012

O professor Wilson Alves Bezerra, docente do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está lançando o livro "Da Clínica do Desejo a sua Escrita - Incidências do pensamento psicanalítico sobre a escrita de alguns autores do Brasil e Caribe (1918-1990)". É da suposição de que as ideias, inclusive as psicanalíticas, viajam, deslocam-se, e são apropriadas de forma distinta em discursos diversos, que parte este trabalho.

A obra propõe um mapeamento da chegada do pensamento psicanalítico em duas regiões das Américas: Brasil, a partir dos anos 20, e Caribe, a partir dos anos 40. O autor relata a presença e a produtividade do pensamento de Freud na discussão intelectual paulistana, através de escritores como Mário de Andrade, por exemplo. Já no Rio de Janeiro, o autor escreve sobre a incidência da psicanálise na obra do dramaturgo e cronista Nelson Rodrigues, que, segundo Wilson, soube como poucos fazer um resumo do pensamento de Freud e, ao mesmo tempo, alcançá-lo em outra instância pela via do trágico. Já sobre os autores do Caribe, o livro relata o fermento de Freud e Lacan na obra de Frantz Fanon, que se valeu da apropriação da psicanálise para interrogar o conflito racial e a descolonização africana.

Wilson Alves Bezerra é doutor em literatura e resenhista em jornais como O Globo, O Estado de São Paulo, Zero Hora e Jornal do Brasil. "Da Clínica do Desejo a sua Escrita" é fruto de sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Uerj. A obra tem o apoio da Fapesp e foi editada pela Mercado de Letras. O livro está à venda no site da editora, em www.mercado-de-letras.com.br.