"A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas".
Este é o título de livro recém-lançado pela Annablume Editora e que tem como organizadora a professora Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus de Botucatu.
A proposta da obra é apresentar referências teórico-metodológicas que possam contribuir para a construção da pesquisa-ação-participativa em educação ambiental como alternativa às formas tradicionais de produção de conhecimentos científicos.
Sobre a relevância da publicação, na apresentação do livro, a organizadora destaca que a educação ambiental no Brasil vive um momento de expansão tanto em relação às propostas de ação educativa quanto à investigação científica e que uma das preocupações relacionadas aos estudos diz respeito à metodologia da pesquisa.
"Por um lado, uma parte ainda significativa de pesquisas em educação ambiental carece de rigor teórico e, em especial, metodológico, mas por outro, a pujante produção acadêmica dos últimos anos e, por conseqüência, a organização e realização de um número significativo de eventos sobre a educação ambiental e a pesquisa em educação ambiental fizeram crescer a preocupação com a metodologia de pesquisa", comenta a autora.
O livro contou com o apoio da Fundação do Instituto de Biociências da Unesp (Fundibio) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
O que e quem escreve?
Compõem o livro os capítulos "Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória", escrito por Carlos Frederico Loureiro, professor-pesquisador em educação ambiental da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"Pesquisa participante: usos e abusos", de autoria de Pedro Demo, professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB)
"Ação coletiva na produção dos conhecimentos: compreendendo o processo grupal", produzido pelo professor José Roberto Tozoni-Reis, docente aposentado do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unesp.
"A pesquisa-ação-participativa e a educação ambiental: uma parceira construída pela identificação teórica e metodológica", escrito pela professora Marília.