Notícia

São Carlos Oficial

Docente da Universidade de Milão ministra conferência e curso na UFSCar

Publicado em 20 fevereiro 2013

Nos dias 4 e 5 de março, o professor Alberto Porta, da Universidade de Milão, ministra na UFSCar uma conferência e um curso sobre análise da complexidade do controle cardiovascular no processo de envelhecimento.

O tema da conferência, que acontece no dia 4, será "Noninvasive monitoring of the cardiovascular regulation based on heart rate variability analysis: do non linear tools provide additional information?". A atividade, que é aberta a toda comunidade, acontece às 14h30 no Anfiteatro do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Não há necessidade de inscrição.

Já o curso de curta duração, com carga horária de 10 horas, acontece no dia 5 de março e terá como assunto “Quantifying complexity of the cardiovascular control via spontaneous variability of physiological variables”. Destinado a pós-graduandos, mas não restrito somente aos mesmos, o curso, gratuito, tem número limitado de vagas e a seleção será feita mediante manifestação de interesse. As aulas também ocorrem no Anfiteatro do CCBS, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Para manifestar interesse, os que forem mestrandos e doutorandos de qualquer Universidade podem se inscrever como alunos especiais, para requerer os créditos, e encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail ppg-cr@power.ufscar.br.

O curso terá validade de um crédito. Para os que não forem pós-graduandos, a inscrição deve ser feita pelo telefone (16) 3351-8705. É desejável que o interessado tenha conhecimento prévio de análise de variabilidade da frequência cardíaca por métodos lineares.

Alberto Porta té colaborador em um projeto FAPESP, em desenvolvimento no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, em parceria com a professora Aparecida Maria Catai, do DFisio.

As atividades são uma realização do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar e também da FAPESP. Mais informações estão disponíveis no Núcleo de Pesquisas em Exercício Físico da UFSCar pelo telefone (16) 3351-8448.