Notícia

Jornal da Manhã (Marília, SP)

Docente da Unesp é selecionado para parceria na República Tcheca

Publicado em 15 janeiro 2020

Por Fabio Mazzitelli | Unesp

O professor José Mauricio Barbanti Duarte, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) do câmpus de Jaboticabal da Unesp, teve a proposta selecionada na chamada da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) com a GACR, agência de fomento à pesquisa científica da República Tcheca.

A chamada tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa elaborados conjuntamente por pesquisadores do Estado de São Paulo e da República Tcheca. Em parceria com a pesquisadora iluse Voz dova, do Veteri nary Research Institute (VRI), Barbanti Duarte vai realizar uma comparação cromossômica entre várias espécies de cervídeos (veados, cervos etc) do mundo, utilizando técnicas mais modernas de coloração dos cromossomos, como as sondas BACs e as sondas cromossômicas de bovinos, que são usadas nas técnicas de hibridização fluorescente in situ (FISH, da sigla em inglês).

“ Com isso, poderemos entender um pouco do processo de evolução e especiação que rege este grupo taxonômico e devemos abrir possibilidades para descrição de novas espécies de cervídeos brasileiros, uma vez que as populações de cervídeos possuem grandes diferenças na sua constituição cromossômica e estas diferenças isolam reprodutivamente estas populações ”, diz Barbanti Duarte.

O docente do câmpus de Jaboticabal explica que já possuía uma parceria não formal com o VRI, instituto da República Tcheca para onde foi em 2018 um aluno de doutorado que orientou. O doutorando elaborou parte de sua tese no país europeu.

“ O projeto financiado pela Fapesp só vem formalizar e fortalecer esta parceria, que deve se tornar duradoura se os resultados deste projeto se mostrarem promissores. Além disso, a atual parceria tem a função de capacitar o laboratório de citogenética do (Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos) para estas análises e após a produção das sondas podermos seguir com o trabalho com alguma independência em um futuro próximo ”, afirma José Mauricio Barbanti Duarte.