Notícia

Tupã City

Docente da Unesp de Tupã realiza Pós-Doutorado em Universidade na Argentina

Publicado em 12 dezembro 2016

A Profª Drª Angelica Góis Morales, docente do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvovlimento da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp, Câmpus Tupã, está cocluindo seu pós-doutorado na Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, com a temática de Educação Ambiental no ensino superior.

 

O foco de sua pesquisa foi analisar a inserção da dimensão da educação ambiental nos cursos de graduação da UNC, com ênfase na ambientalização curricular, sustentabilidade e políticas ambientais.

 

A escolha da docente pela Argentina e, principalmente pela UNC, segundo Angélica, "é por ser uma instituição de ensino superior pública da Argentina fundada em 1613, sendo considerada como a universidade mais antiga e renomada do país na produção de conhecimentos científicos".

 

A instituição conta com mais de 50 cursos de graduação, mais de 20 cursos de pós-graduação, e apresenta centros de pesquisa em excelência, sendo o Instituto Superior de Estudios Ambientales (ISEA), um deles. O ISEA busca uma gestão transversal e integrada na comunidade universitária acerca das questões ambientais e de desenvolvimento, bem como a consolidação da educação ambiental nas unidades acadêmicas e a superação das barreiras interdisciplinares entre os saberes e a promoção da integração entre as áreas do conhecimento.

 

O ISEA também congrega representantes das diferentes faculdades da UNC, o que permite contar com a informação das ações e programas das distintas disciplinas e cursos, e estabelecer contatos com os pesquisadores e docentes que atuam com a temática ambiental.

 

"As publicações referentes ao processo de ambientalização da educação superior são escassas, o que implica na necessidade de novos estudos sobre os diferentes aspectos da incorporação da dimensão ambiental nas universidades latino-americanas. Portanto, acredito que tal oportunidade de conhecer os processos de ambientalização curricular desenvolvidos na UNC, contribuirá para compreender a entrada da dimensão ambiental de forma institucional, no cenário da América Latina e, sendo possível, comparação futura entre os países Brasil e Argentina. Além dessa possibilidade, a experiência da realização de pesquisa no exterior contribui para fortalecer o grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA/Unesp), do qual sou líder, favorecendo estágios aos alunos de graduação e pós-graduação entre as duas instituições, entre outras atividades de pesquisa vinculadas às políticas públicas ambientais", conta Angélica.

 

Tal pesquisa desenvolvida no exterior tem o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com a supervisão da Dra. Marta Susana Juliá, líder do grupo Direito Ambiental do Centro de Investigaciones Jurídicas y Sociales (CIJS/UNC), contribuindo assim, com orientações na área de políticas ambientais institucionais e de educação ambiental da Argentina.

 

Por fim, é válido ressaltar que no início deste mês, a docente organizará um Seminário sobre política, educação ambiental e sustentabilidade que conta com apoio do PGEA/Unesp e do grupo de Direito Ambiental/UNC. Será realizado na própria instituição UNC, a fim de divulgar os dados da pesquisa parciais do pós-doutorado e a refletir sobre esse processo de ambientalização curricular no ensino superior.

 

Para mais informações a respeito da UNC: www.unc.edu.ar