Notícia

Jornal Preliminar

Docente da UEMS lança livro sobre o mercado aéreo brasileiro

Publicado em 25 novembro 2016

A docente do curso de geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Jardim, Ana Paula Camilo Pereira, lançou o livro "Asas da centralidade em céus conhecidos: a dinâmica empresarial do setor de transporte aéreo no território brasileiro", durante o VI Seminário Internacional da América Platina, no dia 16 de novembro, em Campo Grande.

 

O livro apresenta uma análise sobre a reprodução do capital empresarial e as estratégias das principais companhias do país, TAM Linhas Aéreas, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e AZUL Linhas Aéreas Brasileiras, mediante um exame do setor de transporte aéreo brasileiro a partir de uma perspectiva socioespacial que integra a dinâmica do capital à dinâmica territorial.

 

A obra destaca a indissociabilidade na relação entre as ações do capital empresarial e a conquista de determinados territórios estratégicos pelas principais companhias aéreas, onde se somam elementos como a concorrência, a competitividade, a cooperação, a distribuição das malhas aéreas e a definição dos principais hubs aeroportuários, as concessões de aeroportos à iniciativa privada e a participação do capital estrangeiro, com foco para as ações da Air France e as influências de suas ações estratégicas no mercado brasileiro.

 

Ana Paula Camilo Pereira é doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Licenciada e Bacharel pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Sua tese, da qual derivou este livro, em 2014 foi indicada como Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP para concorrer ao Prêmio Capes 2015.

 

A publicação foi feita pela editora Annablume, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).